Hospital César Cals inicia programa de Internato 2014

2 de janeiro de 2014 - 09:55

Com uma tradição de 62 anos, o Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Ceará, deu início às atividades de 2014 com a recepção dos novos estudantes de medicina que farão parte do programa de internato do hospital pelos próximos dois anos.

Realizada desde 2013, a solenidade recepção dos novos internos de medicina e promovida pelo Centro de Estudos do HGCC e pela Coordenação do Internato (CORIN). Tem como missão promover o acolhimento dos novos internos no campo da prática hospitalar e ambulatorial, além da socialização entre os diversos setores e as chefias médicas e não médicas. 

Ao todo, cerca de 90 alunos iniciaram a nova etapa na manhã dessa quinta-feira, 2 de janeiro. Eles fazem parte de diversas universidades e centros universitários públicos e particulares, como da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Universidade de Fortaleza, Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, e centro Universitário Christus. Os novos internos passarão pela prática dos conhecimentos em Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia e Clínica Médica.

A solenidade contou com a presença do diretor médico do hospital, José Walter Correia, dos médicos preceptores das clínicas do hospital, coordenadores de serviços médicos, administrativos e técnicos, e representantes do Centro de Estudos do hospital. Em sua fala, José Walter Correia, destacou a vocação do corpo clínico do HGCC para o ensino, a importância do treinamento em serviço, o apoio dado pelos profissionais do hospital aos estudantes e a disponibilidade dos médicos, sempre que necessário.

O médico João Parente, coordenador do internato, ressaltou o empenho desenvolvido pelo HGCC para ampliar a atuação do programa e fortalecer a relevância que tem na comunidade científica, tornando-se um dos internatos mais concorridos do Estado do Ceará.

Ao final, foi feita uma apresentação da estrutura física da unidade, da missão, visão e dos valores da instituição, as características dos serviços, o resgate histórico, apresentação dos coordenadores, entrega do material informativo para cada interno, palestras científicas e, por fim, a visita guiada à unidade hospitalar para que todos tivessem a oportunidade de conhecer as instalações do hospital.

O programa de internato do Hospital César Cals existe desde 1952.O internato faz parte dos dois últimos anos da vida acadêmica do estudante de medicina, ainda no período da faculdade, quando ele passa a vivenciar  o cotidiano hospitalar. É nesse momento onde há a integração do ensino com a prática médica e a consolidação do conhecimento adquirido em sala de aula.

Com mais um ingresso de novos internatos de medicina, o HGCC confirma o seu compromisso com a saúde pública no Ceará, contribuindo com a formação de novos médicos no Estado.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals