Comissão de Prontuários garante qualidade de assistência ao paciente

26 de novembro de 2013 - 10:27

São nove meses de atuação, desde abril desse ano, foi instituída a Comissão de Revisão de Prontuários no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado. A comissão tem como objetivo principal a revisão dos prontuários de cada paciente, para garantir a qualidade e a segurança das informações do paciente durante o internamento.

A implantação da comissão está de acordo com a política de segurança do paciente. Daí a necessidade de um acompanhamento constante da emissão de informações sobre todo o tratamento durante o período em que passa no hospital. O cuidado é ampliado e vai além das ações clínicas, passando também pelo acompanhamento dos prontuários.

No serviço de cirurgia, também é utilizado um roteiro para acompanhar todos os passos e verificar as ações realizadas e essenciais para o sucesso do procedimento cirúrgico, bem como a segurança do paciente. As informações estão contidas na lista de verificação de segurança cirúrgica, que é divida em três etapas: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente sair da sala dia cirurgia. O preenchimento dessa lista visa garantir mais segurança nas cirurgias.

São procedimentos como esses que buscam diferenciar o cuidado que o Hospital César Cals disponibiliza aos usuários e garantir o sucesso em todos os procedimentos. No período de três meses, de agosto a outubro, a comissão já revisou 2000 prontuários. As quatro enfermeiras responsáveis pelo acompanhamento passaram por um treinamento e conhecimento das tabelas do SUS e do sistema de informação do Ministério da Saúde para emissão dos recursos.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals