Hospital mais antigo da rede estadual completa 85 anos

29 de outubro de 2013 - 20:13

São 85 anos de atendimento do Hospital Geral Dr. César Cals à saúde da população, com a missão de garantir assistência materno-infantil, clínico, cirúrgico, e ainda, como hospital de ensino, contribuir na formação de profissionais e com a pesquisa. O HGCC, o mais antigo da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado, tem na sua história o pioneirismo de diversos serviços de saúde, com referência em ginecologia e obstetrícia. Ao longo de mais de oito décadas vem agregando serviços, que, na rede pública do Estado, são realizados somente no hospital, como a ultrassonografia endoscópica, exame de endoscopia com uma microcâmera que permite um resultado mais detalhado; cirurgia bariátrica, mais conhecida como redução do estômago, realizada por viedolaparoscopia, que proporciona uma recuperação mais rápida ao paciente; e o uso de alta tecnologia para tratamentos de incontinência urinária, sendo ainda centro formador do Norte e Nordeste.

Há ainda serviços de alta complexidade, como a implantação de prótese esofágica; colocação de balão intragástrico; tratamento reumatológico com drogas biológicas; serviço de medicina fetal, que cuida de problemas com a saúde de bebês ainda na barriga da mãe; é o único hospital público com ambulatório de infertilização; oferece tomografia computadorizada multislice, com geração de imagens detalhadas das diversas parte do corpo em três dimensões; e em fase de implantação as capsulas endoscópicas, que permite estudar por meio de um exame de alta tecnologia o intestino delgado.

Os investimentos não param. Está em fase de aquisição e implantação a ressonância magnética. Além disso, passam por reformas a enfermaria do Método Canguru, Casa da Gestante, enfermarias de alojamento conjunto, berçário de médio risco e UTI Neonatal 2, centro de nutrição e dietética, ambulatório de cirurgia, paisagismo, com novo jardim nas enfermarias da maternidade, e, por fim, a reestruturação do laboratório de citopatologia e biopsia, com aquisição de novos aparelhos.

Os números impressionam. Atualmente, o Hospital Geral Dr. César Cals tem em sua composição quase dois mil funcionários que atuam em 42 especialidades médicas, enfermagem, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, serviço social, fonoaudiologia, farmácia e bioquímica, e psicologia, além dos profissionais dos serviços administrativos e técnicos. Para se ter uma ideia, todo mês, são realizados cerca de 350 partos, 6380 consultas, cerca de 1000 internações, 28000 exames laboratoriais mensais e 350 cirurgias.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals