Caminhada Rosa dia 3 de novembro mobiliza mulheres contra o câncer de mama

25 de outubro de 2013 - 20:25

Na manhã do dia 3 de novembro parte da orla marítima de Fortaleza será tomada pela cor rosa. São as mulheres e apoiadores da luta contra o câncer de mama que sairão em caminhada vestidos com a camisa do Movimento Outubro Rosa e ainda carregando no peito o laço também rosa, símbolo mundial da luta contra a doença. Inicialmente, a caminhada estava marcada para este domingo, 27 de outubro. Com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, a caminhada encerra a programação, cheia de ações e atividades, do Outubro Rosa Ceará 2013. A concentração será às 7 horas, no aterro da Praia de Iracema e vai até a Praça dos Estressados. A caminhada chama a atenção para a promoção da saúde, pra a qualidade de vida.  

Um dos principais resultados do Movimento Outubro Rosa é o despertar , após um mês de intensas e permanentes ações de mobilizações coletivas, em boa parte das mulheres o cuidado com a própria saúde, em especial da saúde da mama. No cuidado, o foco foi a consciência de que o diagnóstico precoce do câncer de mama é o melhor remédio a partir de informações e orientações que foram feitas em praças, escolas, empresas, unidades de saúde. As mulheres não devem deixar de fazer a mamografia uma vez por ano, principalmente quando chegam aos 50 anos.                     

De 2007 para cá o número de mamógrafos na rede pública do Ceará aumentou de 22 para 48. Com essa quantidade, segundo o coordenador do Comitê Estadual de Controle do Câncer, Luis Porto, o Estado tem capacidade de realizar 480 mil mamografias por ano pelo Sistema Público de Saúde (SUS), bem acima dos 315 mil exames previstos para atender as necessidades da população de mulheres do Ceará com mais de 50 anos de idade. “Com esse aumento de aparelhos de mamografias o problema deixou de ser a dificuldade de acesso. Temos ainda muita  desinformação, que assusta as mulheres, medo que leva elas a adiarem o exame e a receberem um diagnóstico tardio, com menos chances de cura”, afirma Luis Porto.

Dos 26 novos mamógrafos que atendem pela rede pública, 10 estão nas 10 policlínicas regionais construídas pelo governo do Estado, realizando os exames, na própria região,   em Camocim, Baturité, Tauá, Acaraú, Sobral, Aracati, Brejo Santo, Campos Sales, Pacajus e Russas. Juntas, já realizaram 16 mil e 165 mamografias, até o último dia 30 de setembro. Além da dezena de mamógrafos que funcionam nas policlínicas regionais, através do governo do Estado foram adquiridos outros mamógrafos unidades e  instituições parceiras que atendem pelo SUS, sem nenhum custo para a população. Citou o mamógrafo novo instalado no Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, e ainda do Grupo de Educação em Oncologia do Estado do Ceará (Geon).               

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara