Hospitais recebem treinamento de vigilância epidemiológica

2 de outubro de 2013 - 15:45

Com mais de 200 pessoas capacitadas em 135 hospitais da capital e do interior desde 2010, a Secretaria da Saúde do Estado investe na ampliação do número de hospitais com serviço de vigilância epidemiológica e forma nova turma de 40 profissionais de enfermagem para o Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica no Âmbito Hospitalar, de 7 a 11 de outubro, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles. No Ceará, oito hospitais mantém Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) e são referência nacional, conforme parâmetros da portaria do Ministério da Saúde instituiu a Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar como parte integrante do Subsistema de Vigilância Epidemiológica do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.

Da rede de unidades da Secretaria da Saúde do Estado, são referência nacional, com Núcleos Hospitalares de Epidemiologia, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). Também são referência nacional no Estado o Instituto Dr. José Frota (IJF), da Prefeitura de Fortaleza, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e o Hospital São Vicente de Paula, de Barbalha.

A Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar realiza a investigação das doenças de notificação compulsória atendidas nos hospitais, entre elas dengue, hanseníase, tuberculose, meningites e Aids. Os serviços de vigilância epidemiológica hospitalar ampliam a rede de notificação e investigação de agravos, em especial doenças transmissíveis, e colaboram para a detecção de doenças de notificação compulsória, permitindo ao município onde estão inseridos a adoção de medidas de controle para a interrupção da cadeia de transmissão de doenças na população.

Os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia realizam a detecção, a notificação e a investigação dos agravos, bem como a detecção de óbitos de mulheres em idade fértil, de óbitos maternos declarados, de óbitos infantis e fetais, de óbitos por doença infecciosa e por causa mal definida. Os NHE dos hospitais de referência nacional mantém em operação um sistema de busca ativa para os pacientes internados e atendidos em pronto-socorro e ambulatório da unidade hospitalar, para a detecção das doenças e agravos. Além disso, participam da investigação de óbitos maternos declarados e de mulheres em idade fértil, e dos óbitos infantis e fetais ocorridos no ambiente hospitalar.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara