Hospital César Cals lembra Dia da Doença de Alzheimer

19 de setembro de 2013 - 03:00

Vinte e um de setembro é o dia mundial da doença de Alzheimer e o Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual da saúde, lembra que na sexta-feira, 20, às 13h30, no ambulatório do HGCC, na Avenida do Imperador, 372, será realizada mais um encontro com o grupo de cuidadores de idosos com Alzheimer, que ocorrem no hospital, desde 2006. A data pretende lembrar os desafios da doença e de sensibilizar sobre o preconceito.

Os encontros foram criados a partir das dúvidas dos familiares dos pacientes atendidos no Hospital César Cals. A enfermeira Acácia Torres de Melo, responsável pelas reuniões e acompanhamentos de pacientes define o suporte aos familiares uma ação essencial para o sucesso do tratamento. “O cuidado com uma pessoa com Doença de Alzheimer é uma tarefa difícil e muito desgastante para os membros da família, especialmente para o cuidador principal, aquele que assume todas as responsabilidades e decisões durante a doença”, esclarece Acácia Torres.

Os temas mais relevantes relacionados ao Alzheimer são abordados nos encontros, que tratam de quedas, fases da doença, cuidados, higiene, alimentação, suporte psicológico, entre outros. Para os novos participantes, é feita uma apresentação geral, que serve também como maneira de relembrar aos participantes veteranos. São várias as maneiras utilizadas para atingir todos os públicos, como rodas de conversa, nas quais as experiências individuais são partilhadas, palestras, oficinas, dinâmicas, apresentação de filmes educativos, informações e apoio emocional para minimizar a ansiedade, a insegurança e os medos. Participam também das reuniões fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos.

As datas para os novos encontros já foram definidas. Serão realizados em 18 de outubro, 22 de novembro e 13 de dezembro, sempre às 13h30. Atualmente, o atendimento no ambulatório de geriatria do HGCC acontece todos os dias, no período da tarde. As consultas são marcadas no posto de saúde, por meio do sistema de regulação. São cinco geriatras responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes. Na farmácia ambulatorial, estão cadastrados cerca de dois mil pacientes, que recebem a medicação todo mês.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals