Hospital César Cals realiza atendimento em casa

17 de setembro de 2013 - 03:00

 

Implantado no ano 2000, dois anos após a criação pelo Ministério da Saúde, o Programa de Assistência Domiciliar (PAD) do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, oferece um serviço de internamento em domicílio, o que proporciona mais comodidade, atenção da família e desospitalização do paciente.

O princípio fundamental do programa é garantir uma assistência aos pacientes que necessitam de uma continuidade no tratamento e que pode ser realizado em casa. Além disso, há ainda a promoção do contato com a família, que participa efetivamente dos cuidados, e também uma contribuição para redução do risco de infecção hospitalar. Atualmente, o HGCC atende cerca de 20 pacientes em casa.

O procedimento para que o paciente ingresse no programa tem início com a solicitação do médico responsável. Em seguida, o enfermeiro do PAD faz a avaliação do perfil, que encaminha a solicitação à assistente social para a realização da visita social, na qual serão verificadas questões como estrutura do domicílio, as condições físicas da moradia, as condições dos cuidadores e a salubridade do local.

O enfermeiro Clécio Rhustem de Melo explica que caso todos os pontos estejam de acordo com os requisitos, e o paciente estiver dentro dos critérios de elegibilidade, como estar internado no HGCC, ser dependente de oxigênio e ter doença degenerativa crônica, como sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele estará apto a receber o atendimento em casa. Logo, recebe a alta hospitalar e entra em assistência domiciliar.

O senhor Luis Moreira de Araújo, de 87 anos, é um dos pacientes que recebem o atendimento em casa. A filha dele, Maria de Fátima Fernandes, conta que o atendimento é muito importante para a recuperação do pai, pois a assistência garante também a tranquilidade da família. “Não saberia dizer como seria se não fosse esse acompanhamento do Hospital César Cals”, esclarece Fátima Fernandes.

De acordo com Sílvia Leite, assistente social e coordenadora do programa, o período de internação é de, no mínimo, 30 dias, e pode ser estendido conforme a necessidade de continuidade do tratamento. Após a alta, o paciente é encaminhado para o Programa de Saúde da Família da área de abrangência do bairro em que mora, no município de Fortaleza.

Uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiro, assistente social, técnico de enfermagem, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e psicólogo, está disponível para os pacientes do programa. Todos os dias são realizadas as visitas. O Hospital César Cals disponibiliza ainda medicação, concentradores de oxigênio, aspiradores, material médico hospitalar, como gazes, seringas, luvas, fraldas descartáveis, esparadrapos, sondas e colchões adequados.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals