Espaços verdes do HGCC favorecem a recuperação dos pacientes

13 de setembro de 2013 - 03:00

 

O Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, além da reconhecida tradição em relação aos serviços de saúde e referência em clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, como também na área das políticas de aleitamento materno, é conhecido também pelos espaços verdes em toda a unidade. São quatro jardins e praças que proporcionam mais humanização ao atendimento e tratamento dos pacientes.

 

De acordo com Lucifátima Maciel, coordenadora do serviço de psicologia do HGCC, os espaços são essências para a diminuição da ansiedade, além de favorecer o contato com o meio social. “O não estar sozinho pela companhia dos visitantes, pelas pessoas que estão passando, a alegria que o ambiente proporciona favorece a recuperação dos pacientes e o aleitamento materno, pois o paciente não fica somente na enfermaria, além da tranquilidade de poder diminuir as angustias” esclarece Lucifátima.

O Recanto da Amamentação, por exemplo, é um lugar especial, que em frente ao banco de leite humano do hospital. As mães aproveitam para passear com os filhos, amamentar ao ar livre, tomar banho de sol, encontrar com familiares, além de poder interagir com outras mães da unidade. Maria do Socorro da Silva Luz, paciente do Bloco 400, é mãe de Cristal da Silva Luz, nascida há seis dias na maternidade do HGCC. As duas estão no hospital em acompanhamento pela equipe de aleitamento materno para que a pequena Clara consiga mamar de maneira correta. Ela conta que sempre vem ao espaço para relaxar, amamentar e se encontrar com familiares.

 

Dada a importância desses lugares, o Recanto da Amamentação ganhou novo paisagismo, aproximando ainda mais os pacientes da natureza, permitindo que relaxem e esqueçam um pouco do ambiente hospitalar. Outro local que também vai passar por mudanças é o jardim principal que ficará ao lado da Casa da Gestante e do Método Canguru. Um espaço renovado para proporcionar mais comodidade, tranquilidade, alegrias e humanização do atendimento.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals