Banco de leite do César Cals tira dúvidas por e-mail e telefone

5 de setembro de 2013 - 18:45

Um pai de uma filha recém-nascida enviou um e-mail querendo saber como faz para doar leite materno já que a mulher dele está com excesso de leite e que a filha não está dando conta de tanto leite.  Ele pergunta também como deve armazenar o leite em casa e qual a quantidade que deve enviar para o banco de leite. O procedimento é bem simples no Hospital Geral César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Estado. O Banco de Leite Humano do hospital, que funciona das 7 às 19 horas, todos os dias da semana, tem dois canais de comunicação direta para tirar dúvidas, orientar e explicar o que fazer para doar: o serviço gratuito do telefone 0800 286 56.78 e o e-mail  bancodeleite@hgcc.ce.gov.br.

Para doar, a mãe precisa lavar bem as mãos, coletar o leite num copo descartável, logo após, colocar num vidro esterilizado de maionese ou café solúvel, com tampa plástica, e identificá-lo com o nome da mãe e a data. O leite deve ser acondicionado no congelador. Quando a mama estiver cheia novamente, deve ser feita uma nova coleta e guardar o leite no mesmo vidro. O prazo de validade para doação é de até 10 dias.

Carro em domicílio

É só ligar, que o Hospital Geral César Cals manda buscar na casa da doadora o leite e ainda disponibiliza os vidros adequados para o leite.O hospital tem um carro exclusivo, identificado com um adesivo do banco de leite, que vai até à casa da doadora buscar o leite. O banco de leite mantém uma equipe exclusiva e preparada para atender por telefone, email, no hospital ou na casa da mãe, de acordo com a necessidade de cada caso.  

A doação de leite ajuda a manter o estoque do banco, que é responsável pela pasteurização e fracionamento, após um rigoroso controle de qualidade, e que alimenta os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Quando são alimentados com leite humano, o tempo de internação na UTI pode ser reduzido pela metade e os bebês crescem mais fortes e saudáveis.

Leia também: Doar leite humano é um ato simples que ajuda a salvar vidas

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals