Oficinas de arte valorizam talentos de mães no Hospital César Cals

3 de setembro de 2013 - 03:00

 

As mães do serviço de Acolhimento Materno do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, têm a oportunidade de participar de oficinas de artesanato e terapia ministradas pelo serviço de terapia ocupacional do hospital. Os encontros acontecem, durante o período em que passam no hospital, enquanto os filhos permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. O HGC garante vale-transporte, alimentação e suporte especial, com apoio dos profissionais de aleitamento materno, psicologia, serviço social, além de voluntários.

 

Nas oficinas, são transmitidas técnicas diversas para a confecção dos mais variados objetos artesanais que podem ser utilizados em diferentes ocasiões e datas comemorativas, como nos aniversários dos próprios filhos. São nesses momentos que muitas dessas mães descobrem a capacidade de costurar, pintar, entre outros, além da possibilidade de vender os produtos feitos por elas, que passam a ajudar também na renda familiar.

 

De acordo com Maria Cândida Guimarães, coordenadora do Acolhimento Materno do HGCC, é gratificante sentir o momento em que elas descobrem que são capazes de produzir coisas tão lindas. Todo material das confecções é oferecido gratuitamente e a produção da arte é levada pelas mães como um troféu intitulado “Sou capaz e fiz para meu filho”. O intuito é valorizar a produção individual e coletiva e ainda incentivar o envolvimento das mães que participam dos cuidados dos filhos no hospital, principalmente porque são elas as responsáveis pela alimentação deles, com o leite materno ordenhado no banco de leite.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals