Ceará instala rede para qualificar indicadores de saúde

22 de agosto de 2013 - 19:49

O Ceará lançará em 2014 a primeira edição estadual dos Indicadores e Dados Básicos para a Saúde (IDB), com a metodologia da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA). Para tanto, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, abriu na manhã de quinta-feira, 22,  a 1ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI), que instalou a RIPSA Ceará. Ao destacar a transparência com que o Governo do Estado e a Secretaria da Saúde tratam os indicadores de saúde, Arruda Bastos observou que a RIPSA vai qualificar as informações necessárias ao planejamento e execução das ações de saúde. Instituída por decreto do governador Cid Gomes, em dezembro de 2012, a RIPSA Ceará congrega instituições lidam com a produção, análise e disseminação de dados e indicadores de interesse para a saúde, com o objetivo de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas.

A RIPSA Ceará é integrada, entre outras instituições, pela Secretaria da Saúde do Estado, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), universidades e unidades estaduais do Ministério da Saúde, do Departamento de Informática do SUS (DataSus), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Oficina de Trabalho Interagencial, instância de coordenação técnica da rede, a RIPSA Ceará constituiu os Comitês de Gestão de Indicadores (CGIs), que integrados por instituições vinculadas a cada subconjunto temático de trabalho: demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, de morbidade e fatores de risco, de recursos e de cobertura. Os CGIs serão os responsáveis pela produção dos dados e indicadores que formarão o IDB Ceará.

Em nível nacional, a RIPSA é responsável pela publicação regular dos Indicadores e Dados Básicos do Brasil (IDB), base de dados eletrônica composta por um conjunto de mais de 100 indicadores,  hospedada no site do Datasus. O IDB sistematiza informações essenciais para compreensão geral da situação de saúde e acompanhamento de suas tendências. Além da RIPSA nacional, já funcionam redes estaduais no Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Da instalação da RIPSA Ceará participaram o coordenador do IDB nacional da RIPSA, Jacques Levin, o coordenador geral de Disseminação de Informações em Saúde do DataSus, Haroldo Lopes dos Santos, o representante do IBGE na RIPSA nacional, Antonio Tadeu Ribeiro de Oliveira, e o membro emérito da RIPSA nacional Maurício Gomes Pereira, além de outras representações. O coordenador local do IBGE, Francisco José Moreira Lopes, anunciou que até o mês de novembro a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), iniciada em 12 de agosto, concluirá a coleta de informações no Ceará, em 3.770 domicílios, pesquisando cerca de 10 mil pessoas. Realizada em todo o Brasil, em convênio com o Ministério da Saúde, a pesquisa vai visitar 80 mil domicílios e consiste de questionário de 700 questões, medição de pressão arterial, peso e circunferência abdominal dos entrevistados. Além disso, 25% dos pesquisados farão exames laboratoriais de sangue e de urina.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara