II Encontro de Psicologia do HGCC começa na quarta-feira, 21

20 de agosto de 2013 - 03:00

 

Com o tema “O fazer psicológico e a humanização”, o II Encontro de Psicologia do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, que acontece de 21 a 23 de agosto, vai abordar o papel do psicólogo nas equipes interdisciplinares de saúde dentro do contexto hospitalar e o papel que tem em propiciar práticas de humanização quem impliquem em valorizar a autonomia dos sujeitos envolvidos na produção de saúde e na abertura para o encontro entre os profissionais de saúde, os usuários e suas redes sociais, por meio de uma postura de escuta qualificada e reflexiva.

 

Na quarta-feira, 21, primeiro dia do evento, às 8h, será realizada uma mesa redonda com abordagem do tema principal que será discutido pelo coordenado regional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP/CE), pela coordenadora dos Serviços de Psicologia dos Hospitais Universitários (UFC), e pela Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Georgiana de Alencar Portela. O encontro será no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), na Avenida do Imperador 498.

 

Já na quinta-feira, 22, e na sexta-feira, 23, de 7h às 11h, serão realizadas salas de espera, com uma abordagem direta com pacientes, visitantes e funcionários sobre o fazer psicológico, e o plantão psicológico, ou seja, um atendimento individual com o psicólogo, que ouve a problemática do paciente, faz orientação e o encaminhamento.

 

O Serviço de Psicologia do HGCC conta sete psicólogos que atuam nas áreas de cirurgia bariátrica, saúde da mulher, Rede Cegonha e Oncologia, além da Obstetrícia. A ação psicológica no atendimento hospitalar desempenha um serviço em que há uma recuperação mais rápida do paciente, adesão ao tratamento, podendo até mesmo diminuir o tempo de permanência no Hospital.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals