Prova para especialista em endoscopia é realizada no HGCC

14 de agosto de 2013 - 03:00

 

O serviço de endoscopia do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, recebeu na manhã desta sexta-feira, 9, os candidatos ao título de endoscopista, concedido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia (SOBED). Ao todo, 14 médicos do Nordeste tiveram que executar um exame de endoscopia, passar por uma entrevista, além de análise curricular.

Do Ceará, três candidatos concorrem ao título. Há ainda participantes da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Sergipe. De acordo com Flávio Ejima, presidente da Comissão de Títulos de Especialista da SOBED, a prova prática é a segunda etapa da qualificação, que teve um primeiro momento no qual foi executada a prova teórica, e só participam médicos formados com residência ou estágio em endoscopia.

Segundo Ricardo Pessoa, chefe do serviço de endoscopia do HGCC, a estrutura, os equipamentos modernos, como os que realizam a ultrassonografia endoscópica, a receptividade e a equipe de profissionais, além do empenho da direção do hospital, garantiram a realização do exame em Fortaleza. Outras cidades também receberam a prova prática, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O serviço de endoscopia do HGCC realiza cerca de 900 exames e procedimentos todos os meses, com destaque para Endoscopia digestiva alta, colonoscopia, retossigmoidoscopia, dilatação esofágica, polipectomia, ultrasson endoscópica, CPRE – Colangeografia Endoscópica Retrógrada e ligadura de Esôfago.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals