Heroísmo de João Nogueira Jucá será lembrado no Hospital César Cals

6 de agosto de 2013 - 03:00

 

A solenidade de homenagem será realizada no domingo, 11, e terá início às 8h com a missa na Capela do HGCC. Em seguida, às 10h, momento cívico na Praça da Lagoinha, onde se encontra o busto em homenagem ao estudante, com a presença da Banda de Música do Corpo de Bombeiros.

 

O estudante João Nogueira Jucá entrava para a história pelo seu ato de bravura ao ajudar os pacientes e funcionários da Casa de Saúde Dr. César Cals, na ocasião do trágico incêndio ocorrido na unidade. São 54 anos desde aquela data que mudou a vida de todos os envolvidos.

 

O tributo à memória do estudante é realizado há 18 anos, organizado pela Associação dos Ex-alunos do Colégio São João, O Hospital Geral Dr. César Cals e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, com a participação da Organização Educacional Farias Brito, do Colégio Estadual Estudante João Nogueira Jucá e entidades com o nome do jovem herói.

 

Histórico

 

Em 4 de agosto de 1959, João Nogueira Jucá voltava, na companhia de um colega, da aula de halterofilismo. Ao passarem em frente à Casa de Saúde César Cals, perceberam o incêndio, que teve início com a explosão de um depósito de éter. O estudante enfrentou o fogo e começou a retirar o maior número possível de enfermos, sobretudo crianças do interior do prédio.

 

Quando João Nogueira encontrava-se no interior do hospital, retirando mais uma vítima, um tubo de oxigênio, que estava próximo a ele, explodiu, atingindo-o. Conseguiu sobreviver até a madrugada do dia 11 de agosto, quando faleceu. Mais de 25 pessoas morreram no incêndio.

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals