Protocolos do HGCC destacam uso racional de antimicrobianos

30 de julho de 2013 - 03:00

 

O serviço de Clínica Médica e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, lançam os Protocolos para o uso de microbianos em adulto, um livro de orientação para todos os profissionais de saúde do hospital, com o objetivo de proporcionar o uso racional dos antimicrobianos e proporcionar aos pacientes o tratamento adequado e correto, de acordo com as especificidades de cada caso.

De acordo com o médico José Eduílton Girão, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, uma equipe multidisciplinar foi criada com representantes de todos os serviços e atuaram como autores e consultores na elaboração de todos os protocolos. Ele destaca que foi feita uma revisão da literatura médica, consultas a especialistas e um estudo minucioso sobre a flora microbiana do HGCC para saber quais são as bactérias mais comuns do hospital, bem como respondem aos antibióticos, ou seja, qual o seu padrão de sensibilidade.

 

Com todas as informações em mãos, a equipe escreveu como deve ser a atuação dos profissionais de saúde e uso racional dos antimicrobianos. Os protocolos chamam atenção também sobre a prevenção de infecções, que podem ser minimizadas e evitadas a partir de ações simples, como a higienização das mãos, precauções de contato, rigor em relação ao uso de procedimentos invasivos, isto é, a susteridade de indicação, rigor de antissepsia, vigilância no cuidado e no acompanhamento do paciente. As orientações para a prevenção contra infecção também são passadas aos acompanhantes e visitantes para proceder de maneira correta e, assim, evitar o uso de contaminação.

 

Os protocolos foram escritos para todos os casos, como prevenção de pneumonia, infecção urinária, infecção de corrente sanguinea, passagem de sondas, entre outras. No HGCC, todos os profissionais têm acesso online aos protocolos, em todas as dependências do hospital, além de versão impressa. Já os acompanhantes recebem orientações e informações pela equipe de enfermagem e assistentes sociais. Foram programados encontros para tratar mais enfaticamente sobre o tema e transmitir a todos os funcionários as informações essências, além de acompanhamento das ações, e garantir o sucesso da publicação dos protocolos, o que implica no controle e redução de infecção.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals