SESMT conclui mapas de risco do hospital
30 de abril de 2013 - 03:00
O Serviço Especializado em Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, concluiu a elaboração e instalação dos mapas de risco de todas as áreas do hospital. Ao todo são 44 mapas com importantes informações sobre os ricos existentes no ambiente de trabalho.
Os mapas de riscos, que fazem parte das diretrizes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), são elaborados por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Inicialmente, é feita uma medição do ambiente, ou seja, a avaliação dos riscos para indicar a salubridade do local, e leva em consideração evidências como calor, luminosidade, ruídos, riscos hergonâmicos, como postura; riscos biológicos; riscos químicos, relacionados aos produtos químicos utilizados na unidade.
A elaboração dos mapas é realizada de maneira setorial, de acordo com as especificidades de cada local. Em cada um deles, consta também o tipo de extintor existente no ambiente a que se refere. Joana D’arc de Alencar Campos, técnica de segurança do trabalho, ressalta a importância dos mapas para um ambiente de trabalho seguro. “Com os mapas, os funcionários podem se informar sobre os riscos existentes e as devidas maneiras para a proteção e evitar acidentes no ambiente de trabalho,” explica a técnica de segurança.
Após a aplicação dos mapas, o SESMT realizará encontros em cada setor do HGCC para uma explicação detalhada sobre o mapa e tirar todas as dúvidas dos funcionários, o que permitirá uma orientação completa sobre a leitura dos elementos do mapa. A
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals