Pacientes da Casa da Gestante têm aulas de artesanato

16 de abril de 2013 - 03:00

As pacientes da Casa da Gestante do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade de saúde da rede Sesa, contam com uma programação especial de artesanato toda terça-feira, de 9h às 11h30. O trabalho é realizado por duas voluntárias. Uma delas, a Tereza Cristina de Oliveira Melo, passou pela Casa da Gestante e ministra as aulas em gratidão.

Ela conta que esteve três vezes internadas no hospital no ano de 2006, durante os oito meses de gestação e que o artesanato e os momentos de terapia ocupacional serviram para preencher o vazio que sentia por estar longe de casa e da família. “A Casa da gestante foi tudo na minha vida”, conta emocionada.

As gestantes aprendem a fazer vários objetos com o reaproveitamento de materiais, como sacolas de presente a partir de caixas de leite, lembranças para o dia das mães, com garrafa PET, e outros objetos. Tereza Cristina relata que muitas gestantes contam que ao sair do hospital pretendem adotar o artesanato como profissão.

Para Elionita Ferreira Silva, há dois meses internada, as aulas de artesanato funcionam como terapia. “Depois que passei a fazer artesanato, a minha angustia diminuiu. Quero sair daqui e levar esse trabalho que aprendi”, afirma Elionita, determinada.

As aulas de artesanato fazem parte do suporte e atenção oferecidos pela Casa da Gestante do HGCC, juntamente com a terapia ocupacional, o serviço de psicologia, nutrição, assistência social, acompanhamento obstétrico, fisioterapia, entre outros.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals