Hospital César Cals comemora dia do Maqueiro

15 de março de 2013 - 03:00

O dia do profissional de transporte de paciente, mais conhecido como maqueiro, 18 de março, será comemorado na segunda-feira, 18 de março, às 9h, no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado. O local de comemoração será no Pátio Interno, onde fica a sala da central no HGCC.

Para este ano, o evento contará com a presença de representantes das centrais de outras unidades hospitalares da rede Sesa, que, na oportunidade, serão homenageados, assim como os profissionais do HGCC.

Atualmente, no Hospital César Cals, há 14 maqueiros divididos em dois turnos, diariamente. Eles são responsáveis pelo transporte de todos os pacientes no interior da unidade, como para os leitos, para o centro cirúrgico, para a realização dos exames, acompanham às mães ao banco de leite e UTI nenonatal, entre outros.

A primeira vez em que o Hospital César Cals comemorou o dia do maqueiro foi em março de 2012, oficializando-o no calendário de eventos da instituição. Desde então, foi levado para a Câmara dos Vereadores e a Assembleia Legislativa um projeto para que o dia 18 de março seja reconhecido em Fortaleza e em todo o Ceará como o dia do maqueiro, valorizando assim a profissão.

Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals