Método Canguru do Hospital César Cals completa 16 anos

12 de março de 2013 - 03:00

Março é o mês de aniversário do Método Canguru no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade terciária da rede estadual de saúde, que completa 16 anos na quarta-feira, 27. Criado para cuidar de bebês recém-nascidos de baixo peso, o método está dividido em três etapas principais, que foram pensadas e estruturadas para proporcionar uma recuperação especial do bebê durante o tempo de internação.

 

A primeira etapa inicia ainda durante a gestação de risco ou nas unidades de cuidados intensivos neonatais e tem como objetivo apresentar às mães as condições do bebê prematuro, as oportunidades e chances, para que haja uma integração e favorecer o vínculo, o contato pele à pele entre mãe e filho. A equipe age de maneira humanizada, integrando a mãe ao ambiente hospitalar de UTI.

 

Na segunda etapa, chega o momento da Enfermaria Canguru de fato, espaço onde a mãe passa a ser acompanhante, ao permanecer 24 horas com o bebê na posição canguru, ou seja, entre os seios maternos, preso a uma bolsa, atrelada ao corpo da mãe. Essa técnica favorece o aleitamento materno, que é um dos principais objetivos do método, além de que a mãe tem a oportunidade de realizar todos os cuidados, já se preparando para quando chegar o momento de ir para casa.

 

A admissão ao método se dá quando o médico pediatra neonatal avalia o recém-nascido e comprova que ele está respirando bem, sem o uso de aparelho e hemodinamicamente estável, e a mãe concorda.

 

Já a terceira e última etapa é constituída pela a alta hospitalar que se dá em dois momentos. No primeiro, é dada a alta provisória para que a mãe passe o final de semana em casa e retorne na segunda-feira. Durante esse período, o retorno dela está garantido, com bloqueio do leito hospitalar. No segundo, o bebê passa por uma nova avaliação e, de acordo com o resultado, ele terá a alta definitiva, sendo encaminhado para o ambulatório de segmento do Canguru.

 

De acordo com Natércia Bruno, enfermeira responsável, o Método Canguru comprova sua eficácia com a recuperação dos bebês, mamando em livre demanda, que passam de cerca de 1kg, 1,395kg para 1,600kg. No HGCC, uma equipe multiprofissional cuida para o sucesso, como médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Atualmente, são quatro leitos. Após a reforma, o número de leitos passará para sete. Por ano, são cerca de 63 bebês acompanhados pelo Canguru.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals