Hospital César Cals cria Comissão de Cuidados Paliativos

19 de fevereiro de 2013 - 03:00

 

A Comissão de Cuidados Paliativos (CCP) do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, instituída pela Portaria Nº 03/2013, de 29 de janeiro de 2013, tem a responsabilidade de cuidar dos pacientes cujos resultados não mais correspondem ao tratamento médico indicado.  Isso se dá quando o prognóstico é sombrio, e, às vezes, irremediavelmente negativo.

 

A CCP empenha esforços para o conforto, a paliação e o alívio dos males deste grupo de pacientes, ao direcionar suas ações à alta com acompanhamento pelo Programa de Assistência Domiciliar (PAD), quando indicado, ou a adoção de outros procedimentos terapêuticos na dependência da avaliação conclusiva feita pela comissão. Além de um tratamento mais humanizado, a CCP tenta evitar a utilização de procedimentos distanásicos, ou seja, a prática do prolongar-se a vida de um enfermo considerado incurável ou de prognóstico reservado, coma utilização de meios artificiais, com o uso de aparelhos, exames e outras condutas de resolução incerta. Todas essas ações estão de acordo com as orientações do Conselho Federal de Medicina e Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

A equipe, de característica multiprofissional, que compõe a Comissão de Cuidados Paliativos é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e pelo capelão do hospital. A sua atuação contempla o acompanhamento e a avaliação do desempenho da saúde diante do paciente crítico.

 

Para José Walter Correia, diretor médico do HGCC e presidente da comissão, um dos fatores primordiais na atuação dessa comissão é a participação da família durante todos os procedimentos e os direcionamentos de cada caso. O processo tem início no momento do diagnóstico e prossegue durante todo o tratamento, passando pela fase final da vida e também durante o momento de luto.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os cuidados paliativos fazem parte de um tratamento voltado para a qualidade de vida dos pacientes e familiares em relação às doenças terminais, visando à aplicação de métodos que contemplam tanto a dor do paciente, bem como os sintomas físicos, emocional, social e espiritual, incluindo também a família.

 

Os cuidados consistem em medias que contemplam indicações terapêuticas, intervenções psicológicas, além do apoio espiritual. Já em relação à família, são oferecidos apoios social e espiritual, além de medidas terapêuticas, quando forem necessárias. A comissão do HGCC já iniciou suas atividades, com realização de reunião e o acompanhamento de dois casos.

 

Componentes:

 

A Comissão é composta por uma equipe multiprofissional da qual fazem parte José Walter Correia (presidente), Paulo Marcos Lopes, Manoel Pedro Guedes Guimarães, Iaana Lacerda Sampaio Braga, José Eduilton Girão, Andréa Soares de Almeida, Nívea Mara Sidrac C. Barroso e Ana Miriam Aguiar Bastos e nos serviços de administração dos sacramentos e visitas de acompanhamento espiritual a pacientes acamados o Pe. Ligório Limberg.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals