Hospital César Cals disponibiliza dois novos serviços médicos

29 de novembro de 2012 - 03:00

 

A partir do de agora, o Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, irá disponibilizar dois novos serviços: Medicina Fetal e Cirurgia Laparoscópica. A solenidade será realizada nesta sexta-feira (30) às 8h, no Mareiro Hotel, 2830, Meireles, e ainda no sábado, 1º de dezembro, no próprio hospital, no período da manhã e tarde.

A Medicina Fetal é uma área de atuação da Ginecologia e Obstetrícia que visa o acompanhamento especializado das gestações de alto risco, podendo ser estendido a qualquer situação que possa interferir no desenvolvimento e/ou o bem-estar fetal, detectada por meio de avaliações clínicas, aconselhamento genético, ultrassonografia e procedimentos fetais invasivos, como a amniocentese, estudo do líquido amniótico, e a cordocentese, obtenção do sangue de cordão umbilical para estudo.

De acordo com Manoel Martins Neto, no HGCC, as gestações são acompanhadas em ambulatórios especializados, nas enfermarias de patologias obstétricas e nas salas de parto. No ambulatório, o atendimento é organizado e se dá por consultas agendadas pela atenção básica.

No HGCC, em 2011, foi realizada a primeira cirurgia fetal do estado do Ceará. O procedimento contou com a participação de médicos daqui do estado e de São Paulo e foi realizado com o feto ainda na barriga da mãe. Com isso, a gravidez que era de risco, transcorreu normalmente e os bebês se desenvolvam sem problemas até o momento de nascer.

Já o Serviço de Cirurgia Laparoscópica irá contemplar as cirurgias mais complexas como gastrectomia, retirada parcial ou total do estômago; esofagectomia, retirada do esôfago, histerectomia, operação cirúrgica que consiste na retirada do útero, entre outros procedimentos. Essas cirurgias já são realizadas. Com a implantação do serviço, mudará a técnica a ser adotada.

Segundo o cirurgião Fernando Holanda, médico responsável pelo serviço, as cirurgias por laparoscopia provocam um trauma menor, pois são realizadas sem cortes, o paciente sente menos dor, passa menos tempo internado, retorna mais rapidamente às atividades diárias, além de outros benefícios.

Na programação de implantação, constam dois momentos: lançamento oficial, com aula teórica para médicos, residentes, internos e outros profissionais da área da saúde, e demonstração cirúrgica, com transmissão ao vivo para os profissionais, que participarão do evento. A parte prática acontece na tarde de sexta-feira, 30, e manhã e tarde de sábado 1º de dezembro e será realizada por cirurgiões de Goias, Bahia e São Paulo..

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals