Centro de Farmácia do Hospital César Cals é destaque em congressos

27 de novembro de 2012 - 03:00

O Centro de Farmácia do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, foi representado no IV Encontro Internacional de Farmacovigilância das Américas, nos dias 7 a 11 de novembro de 2012, realizado em Brasília.

A farmacêutica Eudiana Vale Francelino, coordenadora da farmácia ambulatorial, apresentou o trabalho Acompanhamento Farmacoterapêutico de Pacientes em uso de Infliximabe atendidos em um Hospital Público Sentinela.

O medicamento é um componente especializado da assistência farmacêutica dispensado pelo Serviço de Farmácia Ambulatorial do HGCC. Sua indicação é para o tratamento da doença de Crohn, uma doença intestinal inflamatória; e também para a artrite reumatoide, doença autoimune que atinge as articulações.

De acordo com Eudiana Vale, o trabalho é responsável por monitorar os riscos provenientes da terapia, bem como o correto uso do medicamento. Segundo ela, todo medicamento pode oferecer risco e reações adversas que podem ser desenvolvidas. Mas o uso correto e o monitoramento podem minimizar ou evitar os riscos e as reações adversas. Tanto a doença de Crohn como a artrite reumatoide são doenças dos protocolos clínicos e das diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde. Logo o medicamento indicado para o tratamento deve ser administrado de maneira correta, observando esses protocolos. Daí a importância da atuação do farmacêutico no acompanhamento do uso do medicamento, juntamente com o médico.

Cerca de 60 pacientes acometidos por essas duas doenças são acompanhados pela Farmácia Ambulatorial do HGCC. Eles passam inicialmente pela consulta com o especialista do hospital, realizam exames, e, de acordo com o diagnóstico, o médico faz a prescrição do medicamento.

Também no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de novembro de 2012, no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, o HGCC foi destaque com a apresentação de nove trabalhos na categoria pôster, realizada pelas enfermeiras Carolina Martins Bezerra e Daniele Holanda Mendes, representantes da Gerência de Risco do hospital.

Os trabalhos foram resultados da atuação da hemovigilância, ou seja, o acompanhamento e monitoramento realizado no HGCC em relação às reações transfusionais, para notificação da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), além de ser o recurso norteador da prática de uso racional do sangue na unidade hospitalar.

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals