Em 84 anos de história, o HGCC continua sua ampliação e desenvolvimento

30 de outubro de 2012 - 03:00

O Hospital Geral Dr. César Cals chega aos 84 anos de atuação nos mais diversos serviços de saúde para todo estado do Ceará, oferecendo 42 especialidades médicas, sendo referência em obstetrícia, neonatologia, cirurgia geral e da obesidade, o que confirma o seu pioneirismo nesses serviços.

O legado do HGCC começa a ser escrito na história da saúde do Ceará a partir de sua fundação em 31 de outubro de 1928, com a Casa de Saúde Dr. César Cals, em seguida passando a hospital. Com o desenvolvimento de seus serviços e mais especialidades médicas, torna-se a instituição terciária de alta complexidade com serviços de referência.

Os destaques e títulos são muitos. Ao longo do tempo, foi sendo reconhecido em muitas de suas atuações. Em 2004, recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, sendo referência no Método Canguru, Casa da Gestante e Banco de Leite Humano, que passou por uma recente reforma de ampliação e modernização; e na disseminação da política de aleitamento materno, ação essencial para a saúde dos bebês, num hospital em cuja maternidade são realizados cerca de 450 partos mensais. Destaque de reconhecimento pela implantação do dispositivo Visita Aberta, implantação do Posto Avançado de Registro Civil, atual Unidade Interligada de Registro Civil, o que reforça mais ainda o cuidado com os bebês nascidos na unidades, que já saem com as consultas de retorno marcadas, exames essenciais, como orelhinha, pezinho e olhinho realizados, vacinas tomadas e com o registro de nascimento, caso seja da vontade dos pais.

Com referência em Maternidade, Neonatologia, Aleitamento Materno, atua na busca pela disseminação das políticas públicas de atenção à mulher e ao recém-nascido. Possui um dos melhores centros de neonatologia do Nordeste, de acordo com o Ministério da Saúde, serviço de medicina fetal, que cuida dos bebês ainda na barriga da mãe, único hospital público com ambulatório de infertilização, integra a Rede Cegonha, observado as diretrizes direito ao acompanhante em todas as etapas do parto, acolhimento com classificação de risco, implementação de boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento e vinculação da gestante, ou seja, desde o pré-natal, a gestante já fica sabendo onde será realizado o parto, trabalho já iniciado.

Ainda em relação aos prêmios, participa do Prêmio Ceará Gestão Pública de desburocratização dos processos e já foi certificado, no primeiro ano, em seguida, premiado na faixa bronze e em 2010, foi reconhecido na faixa prata. Esse ano concorre ao prêmio na faixa ouro.

É também reconhecido pelo Serviço de Cirurgia bariátrica e Metabólica, tendo já realizado cerca de 600 cirurgias. Atualmente, todos os procedimentos são feitos por videolaparoscopia, permitindo uma recuperação mais rápida do paciente por ser um procedimento menos invasivo. No programa, dispões ainda de colocação do balão intragástrico para os super, que ajuda a diminuir o peso antes da cirurgia.

Recursos de última geração também são adotados no HGCC, como o uso de alta tecnologia para tratamentos de incontinência urinária, sendo ainda centro formador do Norte e Nordeste. Ainda atua no tratamento para implantação de prótese esofágica. Na área de reumatologia, disponibiliza tratamento com drogas biológicas, melhorando e dando qualidade de vida aos pacientes. No Centro de Imagem, conta com equipamentos modernos de ultrassonografia endoscópica, para um diagnóstico mais completo e detalhado e está em processo de licitação para as capsulas endoscópicas, que permitirão diagnósticos mais detalhados.

Em suas 42 especialidades médicas, disponibiliza o serviço de dispensação de medicamentos de alto custo, assiste a famílias de idosos com curso para cuidadores, reuniões mensais da obesidade e dos grupos terapêuticos, com a participação de psicólogos e nutricionistas, e assiste a mulheres grávidas de alto risco com pré-natal de alta complexidade.

É o único da rede pública a implantar um laboratório de habilidades clínicas e cirúrgicas. Já em 2010, foi implantado também a Unidade de Pesquisa Clínica. Em 2005, foi implantado o Comitê de Ética em Pesquisa, sendo recertificado em 2011. Os alunos que passam pelo HGCC atuam nas mais diversas profissões da saúde, como Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, entre outras. São publicadas anualmente duas edições da Revista Saúde – HGCC com os trabalhos científicos dos profissionais do hospital.

A Gerência de Risco, que é responsável pelos eventos adversos que possam ocorrer no hospital, passou de unidade apoiadora para unidade colaboradora da Rede de Hospitais Sentinela, em setembro de 2011. O Centro de Enfermagem é reconhecido e certificado na unidades de centro de material e esterilização, no serviço de cirurgia, UTI, clínica médica em tricotomia e em fixação segura com o prêmio urso de ouro e o Núcleo Hospital de Epidemiologia foi certificado com o melhor núcleo de notificação do município de Fortaleza e foi destaque na revista “resposta +” do ministério da Saúde pela atuação no tratamento da sífilis congênita e também destaque na EXPOEPI em Brasília.

A política de humanização contempla também os funcionários com atividades de coral, yoga, dança de salão, cursos, aulas de inglês, celebração de datas comemorativas e saúde do trabalhador, São João do Cesinha, festa de natal, aniversário do hospital, cursos de qualificação, entre outros.

Em 2010, o HGCC ganha as reformas e ampliação dos Blocos Clínicos e Cirúrgicos, criação do Bloco de Reumatologia, reforma da Unidade de Terapia Neonatal I, reforma e ampliação do Banco de Leite Humano, reforma e construção de consultórios e salas de pequenas cirurgias e sala de estar, mais climatização de enfermarias, nova climatização da Sala de Parto II, aquisição de novos mamógrafos, dois novos carros, reforma da sala do Serviço Social, reforma na Direção, pintura da Casa da Gestante e instalação de novas portas, pintura do Centro de Farmácia. Além disso, foram iniciadas as construções das instalações do Projeto Cegonha, com Centro de Parto Normal, com as salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), Método Canguru e Casa da Gestante.

Por fim, é dessa maneira que o Hospital Geral César Cals atua no aprimoramento das atividades de humanização, educação permanente, gestão do trabalho e atenção à emergência obstétrica, clínica médica e cirúrgica. A qualificação de estudantes que passam pelos programas de residência, internato e estágio, além dos cursos para funcionários e profissionais que aqui trabalham e a implantação de novas técnicas em saúde, com as cirurgias com portal único de acesso, favorece o reconhecimento da instituição na qualificação das ações SUS, para atuação na assistência, desenvolvimentos de pesquisas e novas tecnologias em saúde, contribuindo para o cumprimento de sua missão e visão de futuro para a busca da excelência em todos os atendimentos prestados.
 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
3101 5350 e 8828 7463
Twitter: @Hosp_CesarCals