Reforma amplia capacidade do banco de leite do Hospital César Cals

28 de setembro de 2012 - 19:09



5 para 15 litros. Esse é aumento da capacidade diária de pasteurização de leite materno do Banco de Leite Humano do Hospital César Cals, agora com as novas instalações. Ampliado e reformado, o Banco de Leite foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 28. “Quando investimentos na ampliação e qualificação da estrutura do banco de leite, estamos acolhendo melhor as mães doadoras e os profissionais que se dedicam ao aleitamento, estimulando o crescimento da doação e consequentemente mais bebês ganham saúde e vida”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, durante a inauguração. Ele destacou a relação direta entre o aleitamento e a vida das crianças com base em indicadores: “A Taxa de Mortalidade Infantil no Ceará, que em 1997 era de 32 por mil nascidos vivos, está em 31.1, com o aleitamento sendo um dos principais responsáveis por essa redução. Cerca de 73% das crianças com até quatro meses de vida, acompanhadas pelas equipes do PSF, são alimentadas exclusivamente com leite materno”.  

alt

Já a coordenadora do banco de leite, Rejane Santana, disse que “toda a família do aleitamento está emocionada com as novas instalações e comprometida em seguir em frente no cuidado com as mães e filhos a partir do leite materno, o alimento mais completo que existe”. Para Rejane Santana, conforme observou, um dos ambientes mais  importantes do banco de leite, após a ampliação, é do acolhimento das mães e companheiros, onde receberão informações sobre o aleitamento e poderão tirar todas as dúvidas. O banco conta hoje com sala exclusiva para pasteurização do leite, novo consultório especializado para atendimentos individuais, sala da ordenha, além de outros  espações. Para o diretor interino do Hospital César Cals, Marcos Barros, “a reforma não só incentiva e reconhece o trabalho dos profissionais do banco de leite como  mostra que devemos manter o ritmo de novas melhorias no hospital”. Estão previstas para serem inauguradas até o final deste ano duas salas de cirurgias e três consultórios para atendimento em urologia e ginecologia.

alt


Telefone e transporte

A inauguração aconteceu no dia em que o banco de leite está com um bom estoque. Mais de 20 litros para atender os bebês que nascem no próprio César Cals e que ligam para o 08002865678, sem pagar nada. Há ainda um veículo exclusivo para captação de leite em qualquer bairro da capital, fácil de ser identificado porque é coberto por um adesivo que traz o desenho e o telefone do banco de leite. Em relação a pasteurização, faz também de outros hospitais de Fortaleza e interior do Estado. O banco de leite do Hospital César Cals é referência. Foi implantado em 1995. Fazendo uma ligação gratuita.



Ver galeria de fotos




Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara