HGCC dá suporte a grupo de cuidadores de idosos com Alzheimer

5 de setembro de 2012 - 19:07

Uma vez a cada mês, o Hospital Geral Dr. César Cals, da rede estadual de saúde, realiza os encontros do grupo de cuidadores de idosos com Alzheimer, que ocorrem desde 2006. Em setembro, a reunião mensal será no dia 19, às 8h , no Ambulatório do HGCC, na Avenida do Imperador, 372, Centro.

Acácia Torres de Melo, enfermeira e coordenadora do grupo, conta que o cuidado com uma pessoa com Doença de Alzheimer demonstra ser uma tarefa difícil e muito desgastante para os membros da família, especialmente para o cuidador principal, aquele que assume toda responsabilidade e decisão no curso da doença. A partir dessa constatação, percebeu-se a necessidade da criação do grupo de apoio. “Podem participar todos os cuidadores de pacientes que são atendidos no ambulatório de Geriatria/Doença de Alzheimer do Hospital César Cals”, garante Acácia.

Cada encontro busca abordar os temas mais recorrentes relacionados à doença, além de uma apresentação geral, especialmente para os novos integrantes. Numa abordagem simples, são realizadas rodas de conversa, nas quais as experiências individuais são partilhadas, palestras, oficinas, dinâmicas, apresentação de filmes educativos, informações e apoio emocional para minimizar a ansiedade, a insegurança e os medos.

Participam também das reuniões fonoaudiólogos, que explicam os procedimentos que envolvem a fala e a expressão, bem como compreensão e entendimento; terapeutas ocupacionais, responsáveis por oficinas e apresentação de trabalhos para estimular a memória do paciente, e ainda prevenção de quedas e adaptação domiciliar; nutricionistas, que buscam reforçar a importância da alimentação em relação à doença, com indicações de alimentos; e finalmente, psicólogos, essenciais para o suporte emocional.

Quando começam a participar do grupo, os cuidadores já recebem todas as orientações em relação à realização das reuniões, um calendário com todas as datas programadas e passam a resolver as dúvidas mais frequentes que vão surgindo durante o tratamento. Em cada mês, participam cerca de 25 a 30 pessoas.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals