Visite estande da Sesa no Encontro Nacional de Aleitamento

20 de agosto de 2012 - 20:47

Mães amamentando bebês são o destaque, em adesivos gigantes, do estande da Secretaria da Saúde do Estado no XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) e no II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável, que ocorrem paralelamente em Fortaleza até o dia 23, próxima quinta-feira. O estande da Sesa, que fica no bloco C, em frente ao pavilhão de entrada do Centro de Convenções, traz aos visitantes livros, cadernetas, manuais e folderes sobre a saúde da criança e da mulher.  Os dois encontros, realizados pela Rede Internacional em Defesa do Direito Amamentar (Ibfan Brasil) e pelo Centro de Nutrição do Conjunto Palmeiras, recebem apoio da Sesa.   

O Enam acontece a cada dois anos no Brasil. Este ano participam 2.000 profissionais de diferentes Estados, com atuação no apoio ao aleitamento materno e mães que participam dos movimentos e redes sociais pró-aleitamento. O encontro é um dos maiores eventos brasileiros relacionados com a amamentação, onde são apresentadas palestras, oficinas, seminários e cursos. Na mesma ocasião ocorrerá também o III Enanzinho, envolvendo jovens adolescentes e escolares, protagonistas do aleitamento materno. Estão previstas peças teatrais e outras apresentações envolvendo adolescentes do Espaço Jovem, conduzido pela Sesa, sobre amamentação e depoimentos de mães que estão amamentando, proporcionando um intercâmbio de informações. Em banners, os jovens do Ceará apresentam experiências em defesa do aleitamento materno.

Na amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno diminui ainda alergias e obesidade. A amamentar também é importante para a saúde da mulher. O sangramento após o parto é menor assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto. Além da mulher, toda a rede familiar pode apoiar a amamentação.

Leia Também:
Arruda Bastos anuncia mais dois bancos de leite humano