Hospital César Cals promove curso de Qualificação Neonatal

6 de agosto de 2012 - 16:32


Leitos da UTI neonatal do Hospital Geral César Cals

Na busca por oferecer um atendimento especial e sempre como mais qualidade, o Hospital Geral Dr. César Cals, da rede estadual de saúde, promove mais uma edição, em parceria com o Ministério da Saúde, do curso Aperfeiçoamento em Neonatologia para Técnicos de Enfermagem, de 6 a 10 de agosto, de 7h às 13h, no Auditório da biblioteca do HGCC, na Avenida do Imperador, 372, Centro.

Num primeiro momento, o curso será voltado para a teoria e nos demais dias para a prática nas unidades neonatais. Ao todo, 20 técnicos de enfermagem do Hospital César Cals e outras unidades hospitalares estarão envolvidos com o aprimoramento das técnicas neonatais.

De acordo com Natércia Bruno, enfermeira responsável, os profissionais que passarem pelo aprimoramento, irão fortalecer a primeira etapa do Método Canguru no berçário, observando as orientações do Ministério da Saúde. “Com o aprimoramento, os nossos técnicos de enfermagem procuram enfatizar e melhorar ainda mais a atenção individualizada ao recém-nascido, inserindo também a participação de outros membros da família nos cuidados”, destaca.

Essa ação já faz parte do início do tratamento no Método Canguru, que promove uma desospitalização do recém nascido prematuro que, ao não precisar mais da ajuda de alta tecnologia, como respiradores e incubadoras, mas que ainda não estão em condições de ir para casa, por causado baixo peso, permanece no ambiente hospitalar, principalmente no convívio com sua mãe. O filho fica ligado á mãe por meio de uma bolsa, o que permite o contato mais intenso.

Daí a necessidade de investir sempre em qualificação profissional para que o atendimento seja realizado cada vez mais de maneira especializada.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals