Hospital César Cals lembra heroísmo de João Nogueira Jucá

2 de agosto de 2012 - 14:53

 

 

Há exatos 53 anos, o jovem João Nogueira Jucá entra para a história como herói, por ter ajudado a salvar a vida de várias pessoas durante um incêndio ocorrido em quatro de agosto de 1959, na então Casa de Saúde César Cals. O estudante não resistiu aos ferimentos e queimaduras, vindo a falecer na madrugada do dia 11 de agosto do mesmo ano.

Como homenagem e reconhecimento da atitude de heroísmo, o Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Ceará, com o Colégio Odilon Braveza (Farias Brito), com os ex-alunos do Colégio São João e alunos do Colégio Estudante João Nogueira Jucá, realiza homenagem especial ao estudante João Nogueira Jucá, considerando o seu gesto de doação na tentativa de salvar o maior número de vidas possível.

As homenagens começam às 9h, nos jardins do Hospital César Cals, em frente á capela, com uma solenidade cívica na qual haverá a presença de 30 alunos do pelotão especial, saxofonista que tocará o Hino Nacional e o Hino do Fogo, a entrega de um buquê de flores para familiares do homenageado, certificados e condecoração de dois bombeiros por ato de bravura, que receberão a Medalha João Nogueira Jucá. Após a solenidade, será celebrada ainda uma missa. Também vão participar da solenidade, a brigada de incêndio do HGCC.

Mais uma vez, o HGCC relembra o ato heróico do estudante que não se intimidou pelo fogo e se prontificou a ajudar num momento tão difícil para os doentes e funcionários da instituição de saúde. Daí a importância do reconhecimento e da homenagem realizada anualmente. 

Histórico

Em 4 de agosto de 1959, João Nogueira Jucá voltava, na companhia de um colega, da aula de halterofilismo. Ao passarem em frente à Casa de Saúde César Cals, perceberam o incêndio, que teve início com a explosão de um depósito de éter. O estudante enfrentou o fogo e começou a retirar o maior número possível de enfermos, sobretudo crianças do interior do prédio. 

Quando João Nogueira encontrava-se no interior do hospital, retirando mais uma vítima, um tubo de oxigênio, que estava próximo a ele, explodiu, atingindo-o. Conseguiu sobreviver até a madrugada do dia 11 de agosto, quando faleceu. Mais de 25 pessoas morreram no incêndio. 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals