“Mamaço” é destaque na abertura da Semana do Aleitamento

1 de agosto de 2012 - 18:47

 

Mães e filhos se destacaram na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, no HGF, não apenas por serem maioria. Mais de 60 mães e de 50 bebês participaram do afetuoso “mamaço”. Com esse ato coletivo em que todas as mães amamentaram ao mesmo tempo os filhos, a Secretaria da Saúde do Estado realizou a abertura da 21º Semana Mundial do Aleitamento Materno. Um fato que vai além do evento. As mães levaram para casa a lembrança em porta-retratos, com as fotografias delas e dos bebês, que foram impressas quase em tempo real durante o evento, eternizando o ato de amamentar.

“Em seis anos consecutivos que participamos de aberturas das semanas de aleitamento essa foi a mais animadora pela presença expressiva de mães, com sons de choros quase sincronizados vindos da plateia cheia de bebês, indicando que querem se alimentar”, disse o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.  Ele destacou que “o leite materno é tão completo, que deve ser o único alimento na vida dos bebês, sem necessidade de complementar com chás e sucos. Raramente ficam doentes”. Resgatou indicadores da Sesa que mostram a influência do aleitamento na saúde e vida das crianças: “basta a constatação de que quanto maior o índice de aleitamento menor é a Taxa de Mortalidade Infantil. Em 1997 a mortalidade infantil no Estado era de 32 por mil nascidos vivos e o aleitamento materno estava em 47%. Em 2011, com o aumento do aleitamento materno para 71,14%, a mortalidade infantil foi bastante reduzida, ficando em 13,1”.

Mais do que alimento para o corpo, Arruda Bastos comentou que “as crianças que mamam, principalmente por causa do vínculo afetivo criado com as mães, crescem mais tranquilas e seguras”.  A nova campanha “Amamentar hoje é pensar no futuro”, do Ministério da Saúde, reforça exatamente a importância do leite materno não apenas na fase infantil. A campanha aborda que  criança bem alimentada é melhor preparada para crescer com mais saúde e para ter um futuro melhor. Tanto o diretor do hospital, Zózimo Medeiros, como a coordenadora da saúde da criança na Sesa, Diva Fernandes, falaram sobre a naturalidade do ato de amamentar para a dupla mãe e filho. Zózimo falou que “amamentar também é ecológico”. Diva Fernandes disse que “o mundo vai ser delas, e quanto mais bebês amamentados teremos menos violência”.


Pediatria e obstetrícia no HGH

Zózimo Medeiros observou que o HGF se sentia recompensado em sediar a abertura da 21º Semana Mundial do Aleitamento Materno.  Entre as 42 especialidades do hospital, estão a neonatologia, a pediatria e obstetrícia. Recebe bebês e mães que precisam de assistência mais complexa. Este ano, nasceram no HGF 1.253 bebês. Na Unidade de Pediatria, que foi ampliada e modernizada pelo governo do Estado, há 22 leitos. Na neotalogia,são 32 leitos.  Para assistir às mulheres em casos de alta complexidade a Unidade de Obstetrícia, também reformada e com novos equipamentos, tem 32 leitos.