Campanha quer vacinar no Ceará 656.647crianças contra poliomielite

16 de junho de 2012 - 00:23

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado, 16, em todo o país. No Ceará, que teve a campanha lançada pela Secretaria da Saúde do Estado e Secretaria de Saúde de Fortaleza nesta sexta-feira, 15, em clima de São João, com direito a chapeus, bandeirinhas, cortinhas em chita, a meta é vacinar 656.647 crianças com menos de cinco anos. Neste sábado, início da campanha que vai até o dia 6 de julho, há 2.113 postos fixos de vacinação em todo o Estado. Um deles funcionará na sede da Secretaria da Saúde do Estado, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 às 17 horas.
A vacinação quer deixar o vírus cada vez mais distante do Ceará. Desde 1988 não é registrado nenhum caso da doença no Estado. A cobertura de vacinação indicada pelo Ministério da Saúde, que distribui a vacina para todos os Estados, é de 95%. No ano passado, a cobertura da primeira etapa da campanha superou os 95%. Chegou a 100,71%. Nos postos outras vacinas serão disponibilizadas durante o período da campanha: vacinas contra rotavírus, difteria e tétano, hepatite B. No caso da vacina para proteger contra a hepatite B, será intensificada a vacinação na faixa etária até 29 anos.
Além dos postos fixos, haverá no Estado 22.000 postos volantes para assegurar o acesso às vacinas. A Sesa calcula que 32 mil profissionais do Estado e dos municípios estarão envolvidos na campanha, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e motoristas.