Hospital César Cals promove a prática da cirurgia segura

13 de junho de 2012 - 21:05

Com mais de quatro mil cirurgias por ano, o Hospital Geral Dr. César Cals busca uma atuação voltada para a segurança do paciente por meio do protocolo que estabelece uma minuciosa verificação para confirmar as informações e ações necessárias para o sucesso dos procedimentos cirúrgicos. Para a realização das cirurgias, as informações sobre o paciente e a intervenção são checadas e confirmadas em um formulário que compreende três fases específicas: antes da anestesia, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente deixar a sala de operação.

Essas medidas são essenciais para evitar que contratempos aconteçam e que riscos inerentes ao procedimento cirúrgico sejam evitados. Para Marcos Aurélio Pessoa Barros, cirurgião do HGCC, as complicações fazem parte das intervenções cirúrgicas, mas, com pequenos cuidados, grandes complicações podem ser evitadas. Por isso, a importância de um hospital terciário de alta complexidade, como o César Cals, adotar essas medidas, qualificando suas equipes cirúrgicas. “O HGCC está inserido nesse projeto mundial da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para a efetivação da cirurgia segura e com isso, reduzir ainda mais as complicações evitáveis que possam ocorrer”, destaca.

Como fortalecimento dessa prática, o Hospital César Cals promove palestras que abordam sistematicamente a importância da verificação e checagem especificas para as cirurgias. Esse conjunto que forma o checklist cirúrgico contempla, como por exemplo, a identificação do paciente, procedimento, alergias, presença completa dos membros da equipe, profilaxia, revisão de material e, por fim, o registro completo do procedimento, a contagem dos instrumentais cirúrgicos, entre outros.

Nas duas últimas palestras, cerca de 60 profissionais do hospital passaram por uma qualificação específica sobre cirurgia segura, com abordagem e aplicação do checklist. Nos encontros, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem puderam tirar dúvidas, esclarecer questionamentos sobre o método e aprofundar o conhecimento.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge (ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals