Arruda Bastos e Valdy Meneses apresentam avanços do César Cals

6 de junho de 2012 - 19:53

Dois momentos na manhã desta quarta-feira, 6, marcaram mais uma etapa de modernização e de valorização dos profissionais de um dos hospitais mais antigos do Estado. Foram inauguradas no Hospital Geral Dr. César Cals, com 84 anos de funcionamento, as ampliações e reformas das enfermarias do blocos A e B do hospital, de 12 leitos da UTI neonatal e a nova Unidade de Reumatologia. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e o diretor do hospital, Valdy Meneses, fizeram ainda homenagens, com entrega de placas, aos médicos Paulo Marcos Lopes, Osmar Arruda e Wálter Correia pela contribuição no ensino e formação de novos profissionais e na assistência à saúde da população.  Arruda Bastos destacou a justeza das homenagens: “os três médicos são parte viva da história de crescimento e avanços do Hospital César Cals. São conhecidos, pela referência profissional, dentro e fora do hospital”.
Valdy Meneses aproveitou as inaugurações para apresentar um resumo do que ele chamou de “feitos” nos quatro anos e meio de sua gestão no César Cals: “além de obras de 2008 para cá, como a de ampliação da Unidade de Hematologia, com mais 7 leitos, da Unidade de Reumatologia, da UTI neonatal, de 12 leitos da UTI para adulto, trouxemos novas tecnologias para o hospital, com a instalação de quatro aparelhos de ultrassonografia, e aparelhos de eletrocardiograma e investimentos na videolaporoscopia”. Acrescentou que na gestão dele foi instalado dentro do César Cals o cartório de registro de nascimento, permitindo que as crianças já saiam do hospital com esse direito reconhecido. Valdy Meneses observou que “apesar de tudo que foi realizado ainda há muito o que fazer para assistir ainda mais e melhor a população do Ceará. Isso serve de incentivo para seguir em frente na defesa da saúde pública”.

Modernização da rede
Todos os hospitais que integram a rede estadual de saúde, localizados na capital, foram ampliados ou reformados nos últimos seis anos. Foi assim com o Hospital São José, que foi ampliado em 18 novos leitos de internação. O Hospital Waldemar Alcântara recebeu uma nova unidade, com 66 leitos. O Hospital Infantil Albert Sabin, na primeira etapa das obras de ampliação, ganhou uma novo prédio com 108 leitos de internação. O Hospital Mental de Messejana passou a ter um novo centro de nutrição, além de reformas nos espaços de convivência. O Hospital Geral de Fortaleza foi o mais ampliado, com novas unidades de internação, de hemodiálise, além de reformas na emergência geral e na emergência obstétrica. O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes está concluindo as obras de ampliação. O Hospital Geral da Polícia Militar, que saiu da Secretaria de Segurança e passou a integrar a Secretaria da Saúde do Estado, já passou por uma reforma na unidade de assistência à mulher.

Veja a galeria de imagens