Mais de 16 mil inscritos na seleção pública para policlínicas

5 de junho de 2012 - 23:01

 

16 mil e 147. Esse foi o total de inscrições da seleção pública de profissionais para as 707 vagas ofertadas em 11 policlínicas regionais construídas pelo Governo do Estado em Acaraú, Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Tianguá. A homologação das inscrições, que ficaram abertas de 29 de maio a 4 de junho, será divulgada nesta quarta-feira, 6. As provas objetivas estão marcadas para o dia 17 deste mês ( junho). No próximo dia 15 serão divulgados os locais das provas nos site da secretaria da Saúde do Estado (www.saude.ce.gov.br) e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE),vinculada da Sesa responsável pelo processo seletivo.

ESPECIALIDADE QTDE
ENFERMEIRO 3.183
FARMACÊUTICO 368
FISIOTERAPEUTA 1.404
FONOAUDIÓLOGO 208
MÉDICO ESPECIALISTA EM ANGIOLOGIA 2
MÉDICO ESPECIALISTA EM CARDIOLOGIA 9
MÉDICO ESPECIALISTA EM CARDIOLOGIA/ECOCARDIOGRAFIA 5
MÉDICO ESPECIALISTA EM CARDIOLOGIA/ERGOMETRIA 2
MÉDICO ESPECIALISTA EM CIRURGIA GERAL 52
MÉDICO ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA 176
MÉDICO ESPECIALISTA EM ENDOCRINOLOGIA 23
MÉDICO ESPECIALISTA EM GASTROENTEROLOGIA 3
MÉDICO ESPECIALISTA EM GASTROENTEROLOGIA – ENDOSCOPIA DIGESTIVA 14
MÉDICO ESPECIALISTA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 73
MÉDICO ESPECIALISTA EM MASTOLOGIA 8
MÉDICO ESPECIALISTA EM NEUROLOGIA 16
MÉDICO ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA 29
MÉDICO ESPECIALISTA EM OTORRINOLARINGOLOGIA 22
MÉDICO ESPECIALISTA EM RADIOLOGIA/DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 48
MÉDICO ESPECIALISTA EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA 33
MÉDICO ESPECIALISTA EM UROLOGIA 16
NUTRICIONISTA 143
PSICÓLOGO 279
TÉCNICO DE FARMÁCIA 286
TÉCNICO DE LABORATÓRIO 324
TÉCNICO EM ENFERMAGEM 7.264
TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA/TÉCNICO EM GESSO 75
TÉCNICO EM RADIOLOGIA 1.915
TERAPEUTA OCUPACIONAL 167
TOTAL 16.147
O maior número de inscritos foi de técnicos de enfermagem, totalizando 7.264 que disputam as 219 vagas ofertadas. Em segundo lugar, aparecem os enfermeiros, com 3.183 inscritos. A maior concorrência dos enfermeiros é pelas vagas das policlínicas regionais em Caucaia, na Região Metropolitana, e em Barbalha, na região do Cariri. Em Caucaia, são 721 inscritos para 2 vagas ofertadas e em Barbalha são 657 que concorrem também a 2 vagas. Entre os médicos, o maior número de inscritos foi da clínica médica, 176. Eles concorrem a 22 vagas nas 11 policlínicas. Na tabela veja número de inscritos e concorrência por policlínicas.
“O grande número de inscritos revela que a nova estrutura da rede de assistência à saúde do Ceará está atraindo profissionais das mais diferentes áreas para o interior”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Para ele, isso “representa uma mudança histórica. Há décadas quem trabalha na saúde pública enfrenta a dificuldade de levar para o interior, para perto da população, profissionais especializados”. Na perspectiva dos profissionais, Arruda Bastos observa que “quando são oferecidas condições de trabalho, com instalações para desenvolver as suas funções de cuidar da saúde população, os profissionais se deslocam mesmo para regiões mais distantes da capital, a exemplo do Cariri”. Ele se refere as novas e modernas instalações das policlínicas regionais. Além das 11 que estão em processo de seleção pública para contratação em regime de CLT, há mais outras 11 policlínicas do programa de expansão da rede de assistência do Estado.