Em um mês, UPA da Praia do Futuro realizou 5,9 mil atendimentos

25 de abril de 2012 - 13:03



A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Fortaleza, inaugurada em 22 de março deste ano, completou um mês de funcionamento. Até a meia noite de domingo, 22 de abril, a UPA 24 horas da Praia do Futuro havia realizado 5.954 atendimentos, média de 194 atendimentos diários nos últimos 30 dias. Entre 30% e 40% dos casos são considerados de maior gravidade, como pacientes em crises de hipertensão, necessitando ficar em observação e monitoramento até 24 horas, tempo máxima de permanência na UPA 24 horas. Localizada na Rua Júlio Silva, 440, na Praia do Futuro, com porte III, a unidade funciona com 43 médicos, 18 enfermeiros e 15 leitos. A UPA 24 horas funciona dia e noite e todos os dias da semana, inclusive nos feriados, garantindo à população de Fortaleza atendimento em casos de urgência e emergência para crianças e adultos.



O atendimento dos pacientes na UPA 24h da Praia do Futuro é feito de acordo com o grau de gravidade. Os casos mais graves, de acordo com o Protocolo de Manchester, adotado na rotina da unidade, são atendidos imediatamente. Nos casos muito urgentes, os pacientes recebem atendimento no máximo em 10 minutos. Nos casos de urgência, a assistência pode ser feita em até 60 minutos. Os casos menos graves podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. Já os casos leves podem aguardar até 240 minutos ou serem encaminhados para postos de saúde. Na área da recepção, onde é feito o acolhimento dos pacientes, um painel fixado na parede informa os pacientes sobre as prioridades de atendimento segundo o grau de gravidade.



No bairro Autran Nunes, a UPA 24 horas inaugurada na quinta-feira, 19 de abril, atendeu até o seu primeiro fim de semana de funcionamento 837 pacientes, média de 209 atendimentos em quatro dias. Localizada na Avenida Senador Fernandes Távora, s/n, onde funcionava o Centro de Controle de Zoonoses, a UPA 24 horas do Autran Nunes, com porte II, 13 leitos, 36 médicos e 18 enfermeiros. Além de consultas médicas e odontológicas para adultos e crianças, realiza exames laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma. Mais duas UPAs 24h estão com as instalações prontas em Fortaleza, nos bairros Canindezinho e Coaçu. Estão recebendo os equipamentos para serem inauguradas pelo Governador nos próximos 40 dias.

No Ceará, somente na primeira etapa da nova rede de assistência à saúde são 32 Unidades de Pronto Atendimento 24h. Outras 16 foram anunciadas este ano pelo Ministério da Saúde. Das 32 unidades, além das quatro na capital, há oito no interior com as instalações concluídas e sendo equipadas para inaugurações nos municípios de Canindé, Caucaia, Crateús, Horizonte, Eusébio, Pecém – em São Gonçalo, Pentecoste e São Benedito. A primeira UPA 24 no Estado, inaugurada em Maranguape há quatro meses, realizou aproximadamente 15 mil atendimentos, contribuindo para reduzir lotações nos hospitais.