Laboratório de Habilidades Cirúrgicas do HGCC serve de modelo para outras instituições

13 de abril de 2012 - 18:28

Em quase dois anos de funcionamento, o Laboratório de Habilidades Cirúrgicas do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade de saúde da rede SESA, além de receber estudantes das universidades com as quais tem parceria, recebe também visitantes de outros hospitais e instituições de ensino do Ceará e de outros estados.

É o caso da Universidade do Estado do Pará que esteve presente à última aula, na sexta feira, 13 de abril. O professor diretor do Hospital de Ensino da Universidade, Luiz Cláudio Chaves, participou das atividades teóricas e práticas e de disse que o modelo adotado no HGCC serve como base para a implantação em Belém. “Gostamos muito do projeto daqui. Desejamos levar o mesmo projeto para o nosso hospital”, declara Luis Cláudio. Ele afirma que há muita objetividade no modelo do César Cals, o que é de grande de utilidade para alunos da graduação, da residência e do corpo cirúrgico da instituição.

Segundo o médico coordenador do laboratório, Luiz Moura, a iniciativa do Hospital César Cals serviu como modelo também para a implantação de um mesmo laboratório no Hospital Mandaqui, em São Paulo, como também em Sobral, no interior do Ceará. “Além disso, já realizamos cursos para hospitais públicos e privados, como o HGF e Monte Klinikum, ambos de Fortaleza”, conta Luiz Moura.

Inaugurado em 27 de outubro de 2010, o Laboratório de Habilidades Cirúrgicas é um convênio entre o Departamento de Clínica Cirúrgica da Universidade Estadual do Ceará e o Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa do Hospital César Cals, destinado ao treinamento  cirúrgico de estudantes de medicina, doutorandos em clínica cirúrgica, residentes de cirurgia e ginecologia e de profissionais com atuação em cirurgia.

O treinamento é voltado para o aprimoramento das habilidades de sutura (costuras e nós cirúrgicos), além de procedimentos videolaparoscópicos em manequins exclusivos para a essa técnica, em situação de laboratório.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
3101 5350 e 8828 7463
Twitter: @Hosp_CésarCals
www.facebook.com.br/hospitalcesarcal