Doe leite e ajude a salvar vidas

2 de abril de 2012 - 14:51

A doação de leite humano é um gesto simples, mas de grande significado para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital César Cals, unidade da rede estadual de saúde. A sua doação pode fazer a diferença e reduzir pela metade o tempo de internação. É por isso que o banco de leite do HGCC está sempre aberto para receber doações, orientar pais e mães sobre aleitamento materno, tirar dúvidas, entre tantas outras ações.

E é dessa maneira que vai ser durante todos os dias da Semana Santa, quando o banco de leite funciona, normalmente, de 7 horas da manhã às 19 horas. O atendimento pode ser feito pelo telefone, por meio do número gratuito 0800 286 5678, ou no próprio banco, na Avenida do Imperador, 545, Centro.

Ao doar, as mães contribuem para manter o estoque de leite do banco. São necessários pelo menos 15 litros de leite todo dia. Por isso, quanto mais leite, melhor. O leite doado é pasteurizado no próprio hospital, que também realiza a pasteurização de outros hospitais. Quando são alimentados com leite humano, além da redução do tempo de internação, os bebês crescerão mais fortes e saudáveis. É muito fácil doar. Basta estar amamentando e ter excesso de leite. O banco também recebe doações de frascos de vidro de maionese ou café solúvel com tampa plástica.

Benefícios do leite materno:

Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, diarréia, pneumonias, bronquiolites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

SERVIÇO:

Banco de Leite do Hospital Geral César Cals: 0800-286 5678 (todos os dias da semana, das 7h às 19h), na Avenida do Imperador, 545, Centro.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – 3101 5357 / 88287463