Pionieirismo do Ceará na seleção unificada é destaque em aula inaugural

16 de março de 2012 - 19:26

 

“A aula inaugural é a concretização do sonho de realizar a primeira seleção unificada para residência médica da nossa história, acalentado desde 2007 a partir da Secretaria da Saúde do Estado em parceria com diversas instituições e hospitais”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, na abertura da aula inaugural da Residência Médica do SUS 2012, na manhã desta sexta-feira, 16, na Escola de Saúde Pública do Ceará. Para o próximo ano, ele disse que “a meta é aperfeiçoar o processo de seleção unificada, ampliando o número de vagas, com qualidade como já são referências os programas de residência do Ceará, para ampliar e melhorar o acesso da população aos serviços de saúde”.

A aula inaugural foi marcada pela presença expressiva dos residentes, que lotaram ao auditório da ESP-Ce. Os futuros especialistas, no total de 475, ficaram conhecendo a nova rede de assistência à saúde do Ceará em construção pelo governo do Estado na capital e no interior e as alternativas de trabalho após a conclusão das 62 especializações ofertadas pela Residência Médica 2012. Arruda Bastos fez a apresentação sobre a nova rede, mostrando o número necessário de médicos nos quatro novos hospitais regionais, 22 policlínicas regionais, 48 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e ainda destacou as 150 Unidades Básicas de Saúde da Família, construídas no interior, como opção aos interessados em atuar na atenção primária. Só nos quatro hospitais regionais são 1.600 médicos. No Hospital Regional Metropolitano, que ficará pronto antes da Copa 2014, com 571 leitos, haverá necessidade de 680 médicos. No Hospital Regional do Cariri, funcionando desde o ano passado, 225 médicos fazem o atendimento à população. O Hospital Regional Norte, que deve ser concluído ainda este semestre, com 384 leitos, terá 460 médicos. Mais 210 médicos irão assistir à população em outra região do Estado, no Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, em fase final de licitação para início das obras.
Pioneirismo

A superintendente da ESP-Ce, Ivana Barreto, destacou que “os residentes são os futuros médicos que vão aprimorar as redes de atenção à saúde”. Segundo observou, “não se faz saúde sem trabalhar em rede, de forma integrada, até pela complexidade do sistema de saúde”. O médico Teógenes Macedo, residente do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que falou em nome de todos os residentes aprovados na seleção unificada, disse que “a responsabilidade de quem cuida da saúde da população exige qualificação e atualização permanentes. Por isso, vamos fazer as nossas especializações com muita responsabilidade”. O secretário adjunto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da educação em Saúde do Ministério da Saúde, Fernando Menezes, disse que “a residência é uma nova fase etapa na vida e na profissão do médico, que nunca deve perder de vista a importância do acolhimento das pessoas, de quem precisa do SUS”. Antes dessa mensagem aos futuros especialistas, ele disse: “o pioneirismo do Ceará na seleção unificada, da residência em rede, é uma exemplo a ser seguido pelo país”.

– Veja aqui a galeria de fotos da aula inaugural da residência médica 2012