Hospital César Cals realiza treinamento e evacuação parcial contra incêndio

12 de março de 2012 - 18:11

O Hospital Geral Dr. César Cals, Unidade da Secretaria da Saúde do Estado, realiza no dia 19 de março, às 9h, treinamento sobre os procedimentos em caso de incêndio, com evacuação parcial da unidade. Será uma simulação que envolverá a estrutura hospitalar, com exceção de pacientes e acompanhantes. Os funcionários, orientados pela brigada de incêndio do hospital, e já previamente avisados, participarão da atividade.

A ação será realizada em parceria como o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, que treinou os 60 integrantes da brigada. De acordo com Joana Dar’c de Alencar Campos, técnica de segurança, a atividade faz parte das medidas de segurança no ambiente de trabalho, coordenado pelo Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT.

A operação, que deve durar cerca de uma hora, vai simular um princípio de incêndio na cozinha do hospital. Os brigadistas vão informar ao chefe da brigada para, em seguida, acionar o alarme para evacuação. Logo após, a brigada dará início ao procedimento de retirada dos funcionários para a área de refúgio, localizada na praça da Lagoinha. Outro grupo fará o isolamento na Avenida do Imperado, em frente ao hospital, por medida de segurança e para que o carro do corpo de bombeiro e ambulância tenham acesso livre para estacionar.

É importante lembrar que os mecanismos adotados fazem parte de uma simulação e os procedimentos serão realizados de maneira programada. O treinamento pretende preparar todos na unidade para o caso de uma real emergência. Funcionários, usuários, pacientes, acompanhantes e visitantes estão sendo avisados por meio de comunicados internos e cartazes afixados em todos os setores do hospital.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
3101 5350 / 8828 7463