Banco de leite do Hospital César Cals funciona até no carnaval

9 de fevereiro de 2012 - 12:55

 

 

O carnaval se aproxima. Muitas famílias viajam para curtir o feriado. Mas os bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Geral Dr. César Cals continuam precisando de leite humano. Por isso, durante os quatro dias de folia, o banco de leite do HGCC vai funcionar normalmente, de 7h da manhã às 19h.

De acordo com Célia Cardoso, enfermeira responsável, o atendimento será normal, tanto pelo telefone, como também no próprio banco, que funciona de 7h da manhã às 19h. “Toda mãe que precisar de ajuda ou tirar dúvidas em relação à amamentação, pode nos procurar”, ressalta. Ela lembra que as mães que já doam e também aquelas que desejam doar, podem ligar e agendar uma visita em casa ou no hospital, antes de viajarem.

Para entrar em contato, a maneira mais fácil e rápida é ligar gratuitamente para o número 0800 286 5678. Enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem estão prontas para realizar o atendimento.

Com as doações, as mães ajudam a manter o estoque de leite do banco que alimenta os bebês internados no César Cals. Diariamente, são necessários pelo menos 15 litros de leite. Neste caso, quanto mais leite, melhor. O leite doado é pasteurizado no próprio hospital. Quando são alimentados com leite humano, o tempo de internação na UTI pode ser reduzido pela metade e os bebês crescerão mais fortes e saudáveis.

Para doar, é preciso estar amamentando e ter excesso de leite. Basta ligar para o disque amamentação ou procurar o banco de leite no Hospital César Cals, na Avenida do Imperador 545, Centro.

Benefícios do leite materno:

Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, diarréia, pneumonias, bronquiolites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

SERVIÇO:
Banco de Leite do Hospital Geral César Cals: 0800-286 5678 (todos os dias da semana, das 7h às 19h)

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – 3101 5357 / 88287463