Prova da Seleção Unificada de Residência Médica será domingo, 29

27 de janeiro de 2012 - 19:09



A prova dos 1.270 médicos que tiveram as inscrições deferidas para a primeira Seleção Unificada de Residência Médica do Ceará  será realizada neste domingo, 29, no Campus do Pici na Universidade Federal do Ceará – Ver horários no www.resmedceara.ufc.br . Os médicos fizeram as inscrições por especialidades,  concorrendo as vagas totais. A partir da classificação obtida os aprovados fazem opção pelo local da residência.

Pela primeira vez na história do Ceará a seleção é unificada, integrando a gestão estadual da saúde, gestões municipais, faculdades públicas e hospitais no mesmo interesse de qualificar e especializar mais médicos em diferentes áreas. Nessa primeira seleção unficada estão sendo ofertadas 451 vagas em 62 áreas da medicina, definidas com base na necessidade da rede de assistência à população. Tudo isso é resultado de uma articulação que começou em 2007 pela Secretaria da Saúde do Estado, que terminou viabilizando a seleção unificada através de um convênio entre a Sesa e mais de uma dezena de instituições: Escola de Saúde Pública do Ceará – vinculada da Sesa, Universidade Federal do Ceará, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Instituto Dr. José Frota, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdade de Medicina de Barbalha e Sobral, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, Hospital São Lucas, Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da UFC e a Coordenadoria de Concursos da UFC – CCV.

Antes da seleção unificada cada instituição fazia a sua própria residência.  Agora, entre as vantagens do processo unificado está a impossibilidade de choque de calendário das provas já que o calendário é único das diferentes instituições. Outra vantagem da seleção unificada está na possibilidade do candidato que não atingir nota suficiente para aprovação na vaga da especialidade de sua preferência inicial ter a chance de disputar vagas de outras especialidades  no banco de classificados. O objetivo é acabar com as vagas ociosas em diversas instituições.