Residência Médica: mais de 1400 inscritos na seleção unificada

17 de janeiro de 2012 - 21:15



A primeira seleção unificada para Residência Médica no Ceará despertou interesse de 1.403 especialistas. Esse foi o total de inscrições para as 451 vagas ofertadas. O período de inscrição, iniciado no dia 9 de janeiro, terminou no último dia 15. As vagas são para 62 especialidades médicas. O maior número de inscritos é para clínica médica    Foram feitas 188 inscrições. Em segundo lugar vem anestesiologia, com 167 inscritos. Cirurgia geral aparece em terceiro lugar, com 144 inscrições. Em quarto lugar, com 105 interessados em concorrer as 43 vagas, vem a pediatria. A dermatologia está em quinto lugar no número de inscritos: 94.

“A quantidade de inscrições correspondeu a nossa expectativa. O grande interesse dos médicos demonstra que eles estão com a mesma necessidade que temos na gestão da saúde pública, que é de qualificar cada vez a assistência à população, garantindo serviços especializados”,  disse o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele afirma que “o fato da seleção ser unificada, ideia acalentada e trabalhada desde 2007 pela secretaria da saúde do Estado,  contribui para a obtenção de mais de 1.400 médicos inscritos”. Lembra que entre as vantagens do processo unificado está a impossibilidade de choque de calendário das provas já que o calendário é único das diferentes instituições.

As instituições parceiras da Sesa na seleção unificada, através de convênio, são: Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Instituto Dr. José Frota, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdade de Medicina de Barbalha e Sobral, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, Hospital São Lucas, Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da UFC e a Coordenadoria de Concursos da UFC – CCV.

O processo seletivo único para a Residência Medica no Estado do Ceará está sendo coordenado por um Grupo Gestor composto por todas as instituições participantes. Todos os Programas são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).