Gestores, médicos e pacientes comemoram 500 cirurgias bariátricas

16 de janeiro de 2012 - 22:26



Com 10 anos de funcionamento, o serviço de cirurgia bariátrica e metabólica do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, chega a marca de 500 procedimentos. A cada semana são operados dois pacientes, que passam a ter mais saúde e qualidade de vida com a cirurgia de redução de estômago. De acordo com o médico Francisco Ney Lemos, muita coisa mudou nos 10 anos do serviço, incluindo o tempo de duração da cirurgia que antes era até cinco horas e hoje pode ser realizada em duas horas, resultado de investimentos nas inovações tecnológicas.  A agente administrativa Tatiane Veras Sales Pessoa já é uma paciente dessa fase moderna. Ela fez a cirurgia de redução de estômago em novembro de 2011.

Para comemorar a marca das 500 cirurgias bariátricas, o Hospital César Cals realiza no dia 27 de janeiro, às 8 horas, no auditório II do Centro de Estudos, na Avenida do Imperador, 372, o III Simpósio de Cirurgia da Obesidade e Síndrome Metabólica, com a presença dos médicos Arthur Belarmino Garrido, responsável por trazer a técnica da cirurgia da obesidade ao Brasil, e Sizenando Ernesto Lima, médico cearense que fez a primeira cirurgia de redução no Hospital César Cals. Serão abordados temas como a perspectiva da cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil e no mundo, as técnicas operatórias regulamentadas, entre outras, além da transmissão, ao vivo, de um procedimento cirúrgico para os participantes do encontro.

Para ter acesso ao serviço, o paciente deve ir primeiramente ao posto de saúde mais próximo de sua casa, ter a primeira consulta com o clínico geral e, depois das avaliações e exames, ser encaminhado ao ambulatório do Hospital César Cals. Ao entrar no programa, ele passará por várias etapas de tratamento até que esteja pronto para o procedimento cirúrgico. São consultas com pneumologistas, cirurgião bariátrico, psicólogos, cardiologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, além das conversas e orientações com assistentes sociais e realização de exames específicos. A equipe multidisciplinar é formada por 20 profissionais. “Como hospital terciário, o César Cals se propõe a fortalecer o compromisso em oferecer um serviço especializado, investindo sempre na busca pela qualidade de vida dos nossos pacientes”, destaca o diretor geral, Valdir Ferreira de Menezes. Segundo ele, nos últimos 3 anos,o número de cirurgias dobrou, passando para oito cirurgias todo mês.

Inovações

Durante os 10 anos de cirurgias bariátricas, muitas mudanças e avanços nortearam o Serviço de Cirurgias bariátricas do HGCC. Tudo isso tornou o serviço um dos mais conceituados do Brasil. para se ter uma ideia da inovações tecnológicas e modernização, todas as cirurgias são feitas por videolaparoscopia, procedimento minimamente invasivo e de rápida recuperação.Com isso, acarreta menos agressão ao organismo, com menos inflamações, redução da permanencia hospitalar, retorno mais rápido ao trabalho e afazeres do cotidiano. Para os “superobesos”, aqueles com índice de Massa Corpórea acima de 50, o hospital garante a colocação do balão intragástrico, mecanismo que auxilia da de peso. Com isso, o paciente é preparado de maneira mais segura, evitando complicações durante a cirurgia.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – 3101.5357/ 8828.7463