Fórum discute dias 18 e 19 residências médicas e multiprofissionais

16 de novembro de 2011 - 17:40

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa, realizarão nos dias 18 e 19 de novembro o I Fórum Estadual de Residências Médicas e Multiprofissionais em Saúde do Ceará. O evento objetiva socializar e debater as tendências nacionais e estaduais do cenário das residências em saúde, a interiorização dos programas no Estado do Ceará e a unificação da seleção para os programas médicos.

Com o indicativo de aumento do número de bolsas financiadas pelo governo federal para os Programas de Residência Médica (Pró-Residência) e Multiprofissionais em Saúde (Programa Nacional de bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde), a ESP-CE prevê que com a nova rede de saúde em construção pelo governo do Estado, incluindo cinco hospitais regionais, 22 policlínicas, 18 CEOs regionais e 32 Unidades de Pronto Atendimento – UPAs 24h, e ainda a infraestrutura de banda larga criada pelo cinturão digital, a criação da Rede Estadual de Saúde Escola, a colaboração interinstitucional e a construção de um discurso coletivo, colocam o Estado numa situação privilegiada para a expansão e interiorização dos programas de residência. Na nova rede

Estarão presentes o secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Sgets) do Ministério da Saúde, Milton Arruda, a coordenadora geral das Residências em Saúde, Dra. Jeanne Michel, e a secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Maria do Patrocínio, ambas do Ministério da Educação. Participarão ainda coordenadores, preceptores e residentes dos programas de residência de todo o Estado, coordenadores das Comissões de Residência Médica (Coremes), Comissões de Residência Multiprofissional (Coremus) e Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem), diretores das Escolas de Formação em Saúde Pública, gestores dos serviços, professores e graduandos dos 11 cursos da saúde com interesse nos programas do Estado.

A conquista da expansão e interiorização das residências contribuirá para o provimento e fixação de médicos no interior do Estado; a qualificação das equipes de Saúde da Família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família do Ceará; além do pleno funcionamento da Rede Estadual de Saúde em expansão.

SERVIÇO:
I Fórum Estadual de Residências Médicas e Multiprofissionais em Saúde do Ceará
Local: Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Data: 18 e 19 de novembro de 2011                              
Horário: 08h00 às 18h00

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE