Hospital César Cals realiza primeira cirurgia fetal do Ceará

23 de setembro de 2011 - 13:46

 

Na madrugada do dia 22 de setembro desse ano, foi realizada no Hospital Geral Dr. César Cals, Unidade da Secretaria da Saúde do Estado, a primeira cirurgia fetal no estado do Ceará. O procedimento, que contou com a participação de médicos de São Paulo e do Ceará, é  realizado com o feto ainda na barriga da mãe. Com isso, a gravidez que é de risco poderá transcorrer normalmente para que os bebês se desenvolvam sem problemas até o momento de nascer.

O problema na gravidez de gêmeos de Andrea Capistrano da Silva foi detectado com um exame de ultrassonografia realizado no próprio HGCC, durante o pré-natal. Os dois bebês mantinham uma ligação na qual um gêmeo passava sangue para o outro, tornando-se anêmico e com baixo peso. Além disso, o outro bebê passava a apresentar sinais de insuficiência cardiáca.

De acordo com o médico obstetra do Serviço de Medicina Fetal do HGCC, Everardo Guanabara, a cirurgia era o procedimento indicado para salvar as crianças, permitindo assim que a gestação transcorresse de maneira saudável para a mãe e para os bebês. Durante o procedimento, a ligação entre os dois fetos foi cortada, impedindo a passagem de sangue. “Se o procedimento não tivesse sido realizado, pelo menos um dos fetos morreria, quando não os dois. E se houvesse um sobrevivente, este poderia apresentar sequelas neurológicas, podendo chegar a uma paralisia cerebral”, explica o obstetra.

Agora, após a cirurgia, os bebês passam a se desenvolver de forma independente. A mãe será acompanhada semanalmente para que a gestação seja monitorada e não aconteça outras complicações.
Ações como essa fazem parte do Serviço de Medicina Fetal do Hospital César Cals, que é referência no atendimento a gestantes com gravidez de risco e que apresentam fetos com  malformação ou algum outro comprometimento do seu desenvolvimento durante a gravidez.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
3101 5422 / 8828 7463