6ª Conferência Estadual de Saúde deve atrair 2 mil participantes

19 de setembro de 2011 - 22:46

Com 1.496 delegados dos 184 municípios cearenses e mais 500 convidados, a 6º Conferência Estadual de Saúde deve reunir dois mil participantes nos três dias do evento. A abertura será nesta quarta-feira, 21, às 8h30min, na Fábrica de Negócios, Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema, e vai até sexta-feira, 23. Um dia antes da abertura, acontecerá, no dia 20, a caminhada “Consolidando o Controle Social em Defesa do SUS”, com concentração às 16 horas na Praça da Bandeira e ato público em defesa do SUS às 18 horas, na Praça do Ferreira.

“Estamos mobilizados e empenhados em deixar marcada a primeira conferência estadual da segunda década do século XXI na história do controle social e do SUS, especialmente pela participação efetiva de todos os delegados e convidados”, afirma o secretário da Saúde do Estado e presidente da 6º Conferência Estadual de Saúde, Arruda Bastos. Ele participou de conferências municipais em todas as regiões do Estado, preparatórias da conferência estadual, conferindo de perto o entusiasmo e o trabalho do controle social em fortalecer o SUS como patrimônio do povo brasileiro.

Já o presidente do Cesau, Joaquim José Gomes Nunes Neto, comenta que “com as conferências buscamos o empoderamento para construir uma perspectiva de poder influenciar comportamentos, opiniões, comunicação e uma intervenção mais ativa dos atores sociais, descentralizando e protagonizando de fato o controle social”.

Os delegados participantes da 6ª Conferência Estadual de Saúde ficarão distribuídos em quatro mesas de debate dos eixos da 6ª Conferência, no segundo dia do evento. O eixo “Gestão do SUS: os desafios do pacto interfederativo” terá como debater o secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro de Andrade. O secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Estado, Haroldo Jorge Pontes, será o debatedor do eixo “Política de Saúde na Seguridade segundo os Princípios da Equidade, Integralidade e Universalidade”. A conselheira nacional de saúde Ruth Ribeiro Bittencourt apresentará o eixo “Participação da Comunidade e Controle Social”, enquanto o deputado federal João Ananias debaterá o eixo “A Seguridade Social no Brasil e o Debate do Financiamento da Saúde no Congresso Nacional”.

O terceiro dia da Conferência será dedicado à plenária final para aprovação de propostas e à eleição dos 120 delegados que representarão o Ceará na etapa nacional. Convocada por decreto da presidente Dilma Rousseff, a 14ª Conferência Nacional de Saúde será realizada em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro, para discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. A 6ª Conferência Estadual de Saúde é realizado Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Sesa.