Curso capacita profissionais de saúde no Método Canguru

16 de setembro de 2011 - 16:47

 

 

 

A sexta edição do curso de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Canguru, uma promoção do Hospital Geral Dr. César Cals em parceria com o Ministério da Saúde, inicia nesta segunda-feira, 19,  às 8h da manhã, e vai até sexta-feira, 23, no Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) do HGCC.

Cerca de 33 inscritos entre os quais, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem de hospitais de Fortaleza, região metropolitana e interior do estado vão participar da formação. O objetivo é aprimorar e qualificar os profissionais envolvidos com o Método Canguru. No Ceará, é o Hospital César Cals, unidade de referência, o responsável pela disseminação da metodologia Canguru.

De acordo com Maria Haydee Augusto Brito, médica coordenadora, o curso pretende enfatizar e melhorar a atenção individualizada ao recém-nascido, assistindo-o como membro de uma família. “É preciso incluir os pais, avós, a família em si no cuidado com o bebê, possibilitando um tratamento continuado, mesmo após a alta”, ressalta. Ela destaca ainda que a recuperação do bebê é mais satisfatória devido o vínculo estabelecido entre a mãe e a família. É no Método Canguru que o recém-nascido tem um maior contato com a mãe, com o pai e com a família, conseguindo conhecê-los melhor e identificá-los mais facilmente.

Nesta edição, segundo a enfermeira Natércia Maria Moura Bruno, o curso conta com tutores de outras maternidades, o que possibilitará a troca de experiência, o conhecimento da rotina das outras unidades, bem como a evolução do trabalho desenvolvido.

Desde março de 1997, o Método Canguru, em sua enfermaria própria com dez leitos, ajuda a salvar vidas de bebês na Maternidade do Hospital César Cals.

 

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – 3101 5422 / 8828 7463