Hospital César Cals inova em tratamento contra incontinência urinária

14 de setembro de 2011 - 16:36

 

 

Com uma proposta inovadora, utilizando métodos de última geração, o Hospital Geral Dr. César Cals, Unidade da Secretaria da Saúde do Estado, passa a atuar como centro de treinamento em cirurgia indicada para mulheres com problemas de incontinência urinária. Médicos de outros centros e também do HGCC passarão por um aperfeiçoamento sobre os novos procedimentos que estão sendo utilizados para o tratamento dessas doenças.

A capacitação, realizada uma vez por mês, e em setembro,  será no dia 24, às 8h, no próprio Hospital César Cals é divida sempre em duas partes: uma teórica, com o conhecimento do serviço, desde o momento inicial ainda no ambulatório, e uma prática, na qual os médicos participantes podem acompanhar as cirurgias já utilizando as novas técnicas.

O tratamento de incontinência urinária tem início no ambulatório do HGCC com as consultas, avaliações e realizações de exames. De acordo com a avaliação médica, dependendo de cada caso, a paciente pode ser encaminhada para a cirurgia ou realização de fisioterapia, que é o tratamento tradicional.

O Hospital César Cals é  único hospital público do estado e um dos cinco centros do país a dispor dessas novas tecnologias. Segundo o médico Leonardo Bezerra, coordenador do serviço de uroginecologia, o tratamento possibilita que mulheres com doenças crônicas, como hipertensão, e ainda aquelas mais idosas possam se submeter ao procedimento. “Com esse procedimento, há uma redução no tempo de cirurgia e internação hospitalar, proporcionando uma recuperação mais rápida  e eficiente da paciente”, ressalta.

Os principais fatores que causam a incontinência urinária são o envelhecimento, situações de esforço e ocupação funcional, doenças respiratórias como tosse, obesidade, entre outros. Leonardo Bezerra destaca ainda que 40% da população feminina mundial sofre de incontinência urinária, e cerca de 70%, quando consideradas as mulheres após a menopausa.

O centro de treinamento do HGCC consiste em uma área de trabalho interdisciplinar que congrega médicos ginecologistas, fisioterapeutas, residentes e acadêmicos de Fisioterapia. Todos os meses são realizados cerca de 200 atendimentos e cinco cirurgias por semana. De acordo com a fisioterapeuta Sandra Rebouças, o serviço ainda realiza um projeto de pesquisa científica com a finalidade de conhecer melhor o perfil socioeconômico demográfico e o impacto das disfunções na qualidade de vida das mulheres encaminhadas ao tratamento.


Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463