II Curso de Atualização em Transfusão de Sangue começa dia 12

8 de setembro de 2011 - 13:33

 

O Hospital Geral Dr. César Cals realiza de 12 a 23 de setembro o II Curso de Atualização em Transfusão de Sangue para enfermeiros da unidade e acadêmicos de Enfermagem. As aulas, que serão divididas em teoria e prática, serão realizadas no Centro de Estudo do HGCC e no próprio hospital, das 13h30 às 17h30.

 

De acordo com a enfermeira da agência transfusional do Hospital César Cals, Maria Eliane Maciel de Brito, o curso vai proporcionar aos participantes  competência técnica durante o ato transfusional, envolvendo assim toda a equipe no processo de administração dos hemocomponentes.  A também enfermeira Patrícia Aquino de Queiroz destaca que é necessário que o profissional de enfermagem também conheça a rotina da agência transfusional, como ela funciona, bem como suas atribuições. “É preciso ter um envolvimento de todos”, destaca.

 

Dentre os assuntos a serem abordados, destacam-se técnicas para transfundir; compatibilidade e grupo sanguíneo, conhecimento geral sobre  hemoterapia; como se processa uma bolsa de sangue; os estágios do sangue, desde a saída do HEMOCE até a chegada ao paciente; e a hemovigilância, que são os procedimentos de verificação do processo transfusional relacionados com todos os efeitos adversos e inesperados que possam ocorrer durante a transfusão sanguinea, para evitá-los. Tudo isso visando permitir uma maior integração dos serviços a fim de que sejam alcaçados os melhores resultados.

 

 

 

Outras Informações

Centro de Estudos  Aperfeiçoamento e Pesquisa do HGCC (CEAP) – 3101 5354