Na Semana Mundial de Amamentação, o HGCC reforça ações de promoção e e apoio ao aleitamento materno

1 de agosto de 2011 - 15:04

 

 

 

O trabalho do Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals não para. Todos os meses são desenvolvidas várias atividades para cada vez mais melhorar o atendimento, ampliar a atuação do banco, formar novos profissionais por meio de cursos de qualificação nas ações de aleitamento materno, além da constante busca por doadoras.

Logo no pré-natal, as mães já ficam sabendo da existência do banco de leite no HGCC. As enfermeiras, técnicas e auxiliares, assim como os médicos já conversam com as gestantes sobre a importância da amamentação e os benefícios do leite humano. Já na unidade hospitalar, seja na sala de parto, no alojamento conjunto, na unidade neonatal, todos os profissionais são envolvidos com a Iniciativa Hospital Amigo da Criança e seguem normas que ressaltam a importância do aleitamento materno, o que facilita a disseminação das ações de amamentação.

Para tornar essa prática cada vez mais satisfatória, de acordo com Célia Vieira Cardoso, enfermeira do banco de leite, foi adotada uma ação de permuta entre as auxiliares e técnicas de enfermagem do banco de leite e das enfermarias para intensificar o conhecimento e aperfeiçoar as técnicas de amamentação.

Célia Cardoso afirma que na Semana Mundial de Amamentação, que vai de hoje a 7 de agosto, o HGCC reforça ainda mais as ações de promoção e apoio ao aleitamento materno, que são contínuas e essenciais para promover a amamentação.

Atualmente, estão internados na unidade de terapia intensiva neonatal cerca de 26 bebês e 31 na unidade de médio risco. Para suprir a necessidade diária e atender todas as crianças, são necessários 10 litros de leite. Até o dia 31 de julho, o banco de leite do HGCC contava com cerca de 70 mães doadoras.

Para doar é muito fácil. É preciso estar amamentando e ter excesso de leite. Basta ligar gratuitamente para o disque amamentação pelo número 0800 286 5678 ou procurar o banco de leite no Hospital César Cals, na avenida do Imperador 545, Centro.

Ao doar, as mães ajudam a manter o estoque de leite do banco, que alimenta os bebês internados no César Cals. O leite doado é pasteurizado no próprio hospital. Quando são alimentados com leite humano, o tempo de internação na UTI pode ser reduzido pela metade e os bebês crescerão mais fortes e saudáveis. O banco de leite do HGCC também é responsável pela pasteurização do leite de outros hospitais da região metropolitana e do interior.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422 ou 5357
Celular: 8828 7463