Régis Sá toma posse e destaca papel de integração da SRU

20 de julho de 2011 - 22:59

“Estamos assumindo a Superintendência de Apoio à Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado para contribuir, ainda mais, com a construção da nova rede de saúde no Ceará, uma das maiores do país”, afirmou Régis Sá, durante a solenidade de posse no final da tarde desta terça-feira, 20, no auditório da Sesa. Desde 2007, aprovado em seleção pública, ele já atua na gestão da Sesa. Agora, na SRU, criada através de decreto do governador Cid Gomes na estrutura organizacional da Secretaria, ele atuará no apoio às diretorias e monitoramento, controle e avaliação de toda a rede de assistência em expansão.

O crescimento da rede de assistência ocorre tanto na capital como no interior. O número de unidades não é mais possível contar nos dedos. “Ao mesmo tempo em que estamos construindo novos hospitais e dezenas de outras unidades inovamos e agregamos modelos alternativos de gestão”, disse o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, durante a posse de Régis Sá na nova SRU. Destacou que, “além da administração direta, a Sesa convive hoje, harmonicamente, com o modelo de consórcios públicos de saúde implantados nas policlínicas e CEOs e Organização Social, adotada no Hospital Regional do Cariri”.

banner_regissaa

Capital e interior

Na capital, a rede da Sesa, com a incorporação do Hospital Geral da Polícia Militar, passou a ter oito hospitais, além do Lacen, IPC, CIDH, Centro de Saúde do Meireles, Hemoce, Centros de Convivência Antônio Diogo e Antônio Justa. No eixo do estádio Castelão será construído o Hospital Metropolitano. Ao invés de três CEOs, todos localizados na capital, agora são mais 18 no interior, que terá 22 policlínicas regionais, com três já em funcionamento em Baturité, Camocim e Tauá e oito serão inauguradas nos dois próximos meses. São quatro hospitais regionais  no interior – Cariri, Norte, Sertão e do Maciço.

Ainda no interior, a nova rede em construção inclui 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a universalização do SAMU, que terá polos no litoral, Cariri, Norte e Sertão. Tudo para ampliar e facilitar o acesso a serviços de saúde perto de casa, com qualidade.